Vencedor das 24 Horas de Le Mans, Jani substitui Duval como piloto da Dragon na temporada 2017/18 da F-E

Neel Jani será piloto da Dragon Faraday Future na temporada 2017/18 da F-E. O piloto, vencedor das 24 Horas de Le Mans e piloto da Porsche no Mundial de Endurance, foi confirmado como companheiro de Jérôme D'Ambrosio e substituto de Loïc Duval

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O acerto da Dragon Faraday Future apenas com Jérôme D'Ambrosio para a temporada 2017/18 já havia ensejado que Loïc Duval não permaneceria nos quadros para o próximo ano. E então, a pá de cal chegou no fim da última semana, quando a equipe norte-americana anunciou Neel Jani como o outro piloto para a jornada que irá começar em Hong Kong no mês de dezembro vindouro.

 
Jani venceu a edição 2016 das 24 Horas de Le Mans ao lado de Romain Dumas e Marc Lieb e vai encerrar a temporada 2017 como piloto da Porsche no WEC. Na realidade, Jani ainda está sob contrato com a Porsche por mais um ano, até o fim de 2018, mas como a marca alemã se retira do Mundial de Endurance ao fim desta temporada não haverá conflito de interesses.
 
"Como time, colocamos como meta vencer corridas e competir pelo campeonato na próxima temporada. E Neel foi um componente essencial dessa equação", afirmou o chefe da Dragon Faraday Future, Jay Penske. "Quando você olha para os melhores pilotos do mundo, de uma perspectiva de corrida e desenvolvimento do carro, Neel está no topo da lista. Ele é um encaixe excelente em nosso programa", seguiu.
 
Depois de um começo excepcional na F-E – com vitória nos dois primeiros anos -, a Dragon teve uma terceira temporada pobre e terminou com o oitavo lugar no campeonato de Construtores. É por isso que Jani, apesar de elogiar o carro da F-E e a competição em si, colocou os objetivos para sua temporada de estreia com bastante cautela.
Neel Jani recebe a bandeirada que deu à Porsche a vitória nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Getty Images)
"Você sente falta do som, mas é um carro de corrida real. É o que você, como piloto, procura. É incrível de guiar. O carro é ágil, o volante é ótimo. Eu me senti em casa muito rapidamente", contou. 
 
"Você precisa poupar e recuperar muita energia – é o que fazemos na LMP1 também. E os sistemas no carro da F-E são muito mais simples que no Porsche 919. Durante a classificação não se poupa energia, é diferente da LMP1. E se você estiver em toda a velocidade num carro da F-E a dirigibilidade é totalmente diferente. Classificações e corridas são dois mundos totalmente diferentes", seguiu.
 
"Não acho que dê para lutar pela vitória desde o começo considerando como tudo aconteceu na temporada passada para a Dragon. O objetivo é melhorar a equipe. Quero subir ao pódio algumas vezes, mesmo que isso se prove algo muito difícil", encerrou.
A Dragon Faraday Future (Foto: Dragon)
A ida para a F-E duas temporadas antes da entrada da Porsche no campeonato, segundo o piloto de 33 anos, não é qualquer garantia de vaga na equipe da marca alemã. "Não estou na Dragon para aprender para a Porsche – estou para aprender sobre a F-E. Estou feliz de ser piloto da Dragon, é um ótimo time para aprender na F-E e me coloca numa boa situação nesta categoria em crescimento para os próximos anos."
 
O primeiro teste de Jani com o novo trem de força da Penske acontece no começo deste mês de agosto na pista espanhola de Calafat.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.