Williams admite que confiabilidade pode virar problema, mas defende aumento de potência dos carros da F-E

Fabricante das baterias utilizadas nos carros da F-E, a Williams acredita que a decisão de aumentar a potência usada nas corridas para 170kw, por mais que arriscada, esteja correta

A F-E decretou o aumento da potência que os carros terão à disposição nas corridas em sua segunda temporada. Uma decisão que vai acarretar em falhas de confiabilidade, mas que é correta, de acordo com a Williams, fabricante das baterias usadas na categoria.

No campeonato de 2015/2016, a potência do modo de corrida será de 170kW. No primeiro ano, o limite era de 150kW, enquanto 200kW podiam ser usados nas sessões classificatórias. 

A F-E já fez testes na pista em Donington para a segunda temporada da categoria (Foto: F-E)

"Quando você tenta encontrar um limite entre confiabilidade, performance e o desenvolvimento de novas tecnologias, você sempre vai ter gente chegando com propostas diferentes e discordando da abordagem. Sim, há um risco nessa decisão", disse Gary Ekerold, gerente do programa elétrico da Williams em entrevista à 'Autosport'.

"Você precisa se perguntar: 'Fizemos um programa de testes com potência de 170kW tão detalhado quanto gostaríamos?'", indagou Ekerold, que admitiu: "Gostaríamos de ter tido mais tempo para ter certeza se essa potência vai permitir uma confiabilidade aceitável. Devido às limitações de testes durante a temporada e também a inabilidade de entrar na pista porque tínhamos que trabalhar nas baterias, isso não foi necessariamente possível."

De acordo com o engenheiro, vale a pena assumir o risco para tentar compreender melhor a tecnologia elétrica e desenvolê-la.

"Um argumento é que uma das propostas da F-E é testar essa tecnologia e tentar aprender a partir dela. Queremos entender que implicações forçar essa tecnologia vai ter. Se se mostrar um problema em algum momento do ano, vamos olhar e administrar a situação. Mas, colocando tudo na balança, acreditamos que 170kW era o caminho correto a seguir", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.