Com carro 100% nacional, F-Inter faz apresentação oficial e realiza primeiro teste no autódromo de Piracicaba

A F-Inter realizou um evento em Piracicaba para apresentar oficialmente a categoria. Os carros, de produção 100% nacional, deram as primeiras voltas na frente do público na pista do interior de São Paulo

A mais nova categoria do automobilismo nacional, F-Inter, teve seu lançamento oficial no autódromo de Piracicaba nesta quarta-feira (20). A categoria realizou o seu primeiro teste coletivo na Capital do Etanol, combustível da categoria que entrará na programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo). O nome F-Inter é uma homenagem a Interlagos, autódromo que recebe o GP do Brasil há anos. 

O evento contou com homenagem a pilotos como Chico Lameirão, Roberto Pupo Moreno e Arthur Bragantini, além de coletiva com os parceiros e as primeiras voltas dos carros da categoria na pista piracicabana.

 
Diretor-geral da categoria, Marcos Galassi destacou a importância da categoria no cenário atual do automobilismo nacional e já começou pensando alto, em ocupar o posto de principal campeonato de monopostos brasileiro.
 
“Para nós é motivo de muito orgulho ter chegado até aqui, afinal somos hoje uma excelente opção de desenvolvimento profissional para pilotos e novos profissionais que desejam se dedicar ao automobilismo profissional e que muitas vezes encontram um mercado cada vez mais proibitivo pela frente. Além disso, iniciamos nossa trajetória apoiados por importantes parceiros estratégicos que, sem dúvida, irão somar esforços e valores para que venhamos a ser a maior categoria de fórmula do país”, disse.
Lançamento da F-Inter em Piracicaba (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

CARRO

 
O carro da F-Inter foi totalmente projetado e construído no Brasil em um trabalho em conjunto envolvendo um dos mais tradicionais construtores de carros de corrida do Brasil, José Minelli, e os estudantes de engenharia da FEI. Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e produzidos na fábrica da F-Inter em São Paulo, adotando soluções sustentáveis como etanol e pintura com tinta a base de água.
 
O carro tem um desenho de grandes dimensões e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares de equipes de F1. A carenagem e as asas foram produzidas pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado. Além de ter crash-box dianteiro e traseiro, a segurança também conta com side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono e anel de segurança para a cabeça do piloto.
 
O carro da F-Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8” na dianteira e 11” na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. O motor é 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio produzida pela própria F-Inter com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos aproxima-se dos 250 km/h. 
 
“Segurança, desempenho, competitividade, aprendizado, profissionalismo e baixos custos são os pilares que nos motivam a criar uma categoria completamente nova, com ideias novas, que refletem todo o potencial que nosso país tem no desenvolvimento do esporte a motor”, completou Galassi.
Roberto Pupo Moreno no lançamento da F-Inter em Piracicaba (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
PARTICIPAÇÃO
 
O modelo de participação será o de locação, através de uma organização única, e compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada. Trata-se de uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo. Inclusos no pacote estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos oficiais, classificações e corridas, de acordo com o regulamento técnico e desportivo, ainda não publicados. O valor da locação por prova para a temporada é de R$ 13.990,00 por etapa, para o pacote de 11 etapas.
 
A F-Inter terá mais uma novidade: a Incubadora de Pilotos. Iniciativa inédita no Brasil, é um programa que visa formar jovens que têm o sonho de virar piloto de automobilismo através de um programa subsidiado. A primeira turma da Incubadora é formada por Daniel Mageste (RJ), Thiago Izequiel (RJ), João Bedin (SC), André Giotto (SC), Silvano Fernandes (RS), Nikolas Gaigalas (SP), Leandro Montalvão (SP), Luiz Júnior (SP) e Luan Giraldi (SP).
 
Por isso, a categoria oferece a todos os seus pilotos acesso à Academia F-Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, tecnologia de dados, técnicas de pilotagem, media-training, marketing e vendas, entre outras disciplinas, tudo sob a supervisão de Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de F1 e Indy. 
 
“Temos a experiência de todos os profissionais competentes que fazem parte da F-Inter e que estarão envolvidos em todas as etapas durante a passagem do piloto por ela e certamente vão contribuir para seu crescimento e para sua realização pessoal. Por isso foi formada a Academia F-Inter, uma universidade para os nossos jovens talentos e futuros campeões”, explicou Galassi. 
Lançamento da F-Inter em Piracicaba (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

PARCEIROS

 
A F-Inter terá amplo espaço nos mais variados segmentos de mídia, incluindo a veiculação de cerca de 90 minutos mensais destinados a apresentar um reality-show e também suas provas para todo o país, através do BandSports. A série de televisão produzida pela própria categoria, mostrará os bastidores da competição, seus pilotos e equipes, numa abordagem inédita no automobilismo profissional brasileiro.
 
Para seus primeiros passos, a F-Inter conta com a parceria com a Pirelli, a Bosch, a União Nacional da Indústria de Cana-de-Açúcar e a Sparco.
Apresentação da Fórmula Inter (Foto: Rodrigo Ruiz)
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.