Com falha no câmbio, Giaffone abandona e vê Totti faturar título da F-Truck em dia de vitória de Cirino em Goiânia

Com problemas no câmbio, Felipe Giaffone abandonou a disputa em Goiânia ainda nos primeiros giros, facilitando o caminho de Leandro Totti rumo ao título. Wellington Cirino driblou as dificuldades com a chuva e ficou com a vitória, à frente do piloto #73

Leandro Totti conquistou o título de 2014 da F-Truck. O piloto da Volkswagen chegou em Goiânia na liderança do campeonato e viu Felipe Giaffone, seu único rival pelo título, abandonar ainda nos primeiros giros por conta de um problema com o câmbio do caminhão MAN. 
 
Mesmo campeão, Totti não levou para casa o triunfo no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Debaixo de chuva, Wellington Cirino driblou as dificuldades do asfalto molhado e recebeu a bandeirada na ponta, 1s787 à frente de #73, que se aproximou na parte final da disputa.
Terceiro colocado em Goiânia, Roberval Andrade brilhou no piso molhado de Goiânia. O piloto #15 exibiu um ritmo fortíssimo ao longo de toda a disputa e nem mesmo dois toques e duas punições foram capazes de manter o piloto fora do pódio. 
 
Beto Monteiro colocou a Iveco na quarta colocação, à frente de Gustavo Magnabosco, que recebeu a bandeirada 23s905 atrás de Cirino para fechar o pódio goiano. 
 
André Marques garantiu a sexta colocação, com Adalberto Jardim, David Muffato, Rogério Castro e Pedro Muffato completando o top-10. 
 
Djalma Fogaça também abandonou a prova em Goiânia depois de ter o para-brisa quebrado. Por conta do acidente, alguns cacos de vidro atingiram os olhos do piloto da Ford. 
 
Fogaça foi atendido no centro médico da pista de Goiânia, mas, apesar do incômodo, não foi diagnosticado com maiores lesões.
Com o resultado da etapa de Goiânia, Totti chegou aos 228 pontos e fechou a temporada com 44 de vantagem para Giaffone, o segundo colocado. Cirino ficou com a terceira posição no campeonato, à frente de Andrade e Marques, que empatou com Piquet em 95 pontos.
Leandro Totti é o campeão da F-Truck em 2014 (Foto: Orlei Silva)
Saiba como foi a etapa de Goiânia da F-Truck:
 
Palco da decisão do título de 2014 da F-Truck, Goiânia amanheceu com o céu nublado. Pouco antes da largada, chovia na capital de Goiás, com os termômetros marcando 23°C. A velocidade dos ventos estava em 9 km/h, com a umidade relativa do ar na casa de 73%.
 
Quando os caminhões alinharam no grid, a chuva tinha dado uma trégua, mas já voltava a cair. A direção de prova determinou que os pilotos largassem com compostos de chuva, liderados pelo pace-truck. 
 
Disputando o título com Leandro Totti, Felipe Giaffone se deu melhor na classificação e ficou com a pole no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Wellington Cirino ficou com o segundo posto, à frente do piloto da Volkswagen.
 
Beto Monteiro tinha a quarta colocação no grid, à frente de Paulo Salustiano, Djalma Fogaça, André Marques e Valmir Benavides. Roberval Andrade e Geraldo Piquet completam a lista dos dez primeiros.
 
Precisando apenas de um top-6 para ficar com o título, Totti prometia não correr riscos desnecessários na etapa de Goiânia.
 
Tão logo os boxes foram abertos, Geraldo Piquet teve um problema com o motor e precisou largar dos boxes. Na hora da largada, os pilotos saíram atrás do pace-truck, mantendo, portanto, as posições definidas pelo treino classificatório. 
 
Apesar de todos estarem com pneus de chuva, o asfalto não estava lá dos mais molhados. 
 
Depois de uma volta à frente do pelotão, o pace-truck deixou a pista, liberando os pilotos para a corrida. Giaffone se manteve na ponta sem maiores problemas, seguido por Cirino. Totti se mantinha em terceiro.
 
Mais atrás, Roberval Andrade colocou por dentro para deixar Djalma Fogaça para trás e assumir a sexta colocação. Pouco depois, André Marques também passou Djalma, que caiu para oitavo.
 
Ainda nas primeiras voltas, Danilo Dirani teve um problema com a turbina do caminhão e precisou abandonar.
 
No miolo da pista de Goiânia, Totti passou Cirino e saltou para segundo. Mais atrás, Andrade passou Salustiano, que deu o troco na sequência. 
 
Pouco depois, Andrade acertou a traseira do caminhão de Salustiano, que teve um pneu furado. 
 
Na ponta da corrida, Cirino conseguiu reagir e aproveitou um erro de Totti para recuperar a segunda colocação. Na liderança, Giaffone ia escapando mais e mais.
 
Por conta do toque com Roberval Andrade, Salustiano parou nos boxes para trocar de pneus. Pouco depois, o piloto #15 foi punido com um drive-through por conta do incidente. 
 
Depois de quatro voltas, Giaffone liderava com 4s006 de vantagem para Totti, que tinha voltado a se colocar à frente de Cirino. Marques aparecia na sequência, com Andrade, Jardim, Muffato, Magnabosco, Rosdrigues e Maisto completando o top-10.
 
Em seguida, Felipe perdeu muito ritmo a bordo do caminhão da MAN, facilitando a aproximação de Totti, que não demorou em deixar o rival para trás.
 
Uma vez na ponta, Leandro passou a se afastar de Giaffone, que via Cirino cada vez mais próximo. 
 
Mais atrás, Adalberto Jardim buscava espaço para deixar Roberval Andrade para trás.
 
Por fora na Curva da Vitória, Cirino tentou passar Giaffone, que conseguiu defender. Wellington seguiu pressionando e logo conseguiu passar. Com problemas mecânicos, Felipe não conseguiu mais resistir e foi despencando no pelotão. Era o fim do sonho do título para o piloto da MAN.
 
Alheio aos problemas do rival, Totti seguia firme no comando, com mais de 6s de vantagem para Cirino. Marques era o terceiro, seguido por Jardim e Giaffone.
 
Nos boxes da MAN, a equipe estava preparada para tentar resolver o problema com o caminhão de Giaffone durante a bandeira de intervenção, quando os pilotos tinham de reduzir o ritmo e reagrupar. 
 
Na nona volta da disputa, a bandeira entrou em ação, colocando mais cinco pontos na liderança de Leandro Totti na classificação da F-Truck. Cirino vinha em segundo, à frente de Marques, Jardim, Giaffone, David Muffato, Gustavo Magnabosco, Débora Rodrigues, João Maistro e Raijan Mascarello.
 
Parado nos boxes com a equipe tentando reparar o caminhão, Giaffone já dava o título como perdido e falava em voltar à pista apenas para se divertir. A MAN trocava o câmbio do caminhão #4.
 
Djalma Fogaça, que abandonou a prova ainda no início, teve o para-brisa quebrado e alguns cacos atingiram o olho do piloto. A equipe médica atendeu o piloto da Ford e não encontrou grandes lesões.
 
Na relargada, Totti perdeu a traseira e escapou da pista na hora da freada, caindo para o sexto posto. 
 
Pouco depois, Magnabosco se envolveu em um enrosco e acabou parado no meio da pista. Piquet acertou a traseira do caminhão de Débora Rodrigues e acabou abandonando. 
 
Pouco depois, Paulo Salustiano e Luis Lopes se encontraram na pista e rodaram. 
 
Enquanto isso, Wellington Cirino seguia no topo da tabela de tempos, à frente de Jardim, Marques, Muffato, Andrade, Totti, Monteiro e Maistro.
 
No 11º giro, o pace-truck voltou à pista, já que tinham muitos caminhões parados em áreas de escape da pista de Goiânia. 
 
A bandeira verde foi agitada pouco depois, com Cirino mantendo a liderança da corrida. Jardim pulou para segundo, com Andrade pressionando Marques pela terceira colocação. Sem muita demora, Roberval passou o piloto #77.
 
O representante da Scania manteve o bom ritmo e tirou Jardim da segunda colocação. Nesse momento, a chuva voltava a apertar em Goiânia. 
 
Pouco depois, Roberval chegou em Cirino e passou a pressionar pela liderança. Na entrada da Curva da Vitória, os dois tiveram um leve toque, mas Wellington foi se mantendo na ponta. Pouco depois, o #15 se instalou na liderança.
 
A direção de prova, entretanto, puniu Andrade pelo toque com um drive-through e, assim, Cirino voltou à ponta, à frente de Marques e Totti. 
 
Totti passou Marques pouco depois e começou a caçar Cirino, que tinha 7s de vantagem para o rival da Volkswagen. Na perseguição, Leandro escapou da pista e se afastou ainda mais, facilitando a aproximação de Marques.
 
Com o passar da prova, a chuva apertava mais e mais, mas isso não era o suficiente para segurar Roberval Andrade, que já deixava Pedro Muffato para trás para assumir o sétimo posto. Beto Monteiro foi o próximo alvo do #15, que começou a buscar Jardim.
Pódio da F-Truck em Goiânia (Foto: Orlei Silva)
Roberval passou pouco depois e se instalou na quinta colocação, atrás de David Muffato. Instantes mais tarde, Andrade passou David e aproveitou para deixar Marques para trás também, subindo para terceiro, atrás de Cirino e Totti. 
 
Com ritmo forte, Roberval aparecia com chances de brigar pelo segundo posto, mas já sem tempo para ameaçar a liderança de Cirino.
 
Pouco depois, Totti escapou da pista, assim como Andrade. Os dois conseguiram voltar para a pista pouco depois, mantendo as posições. 
 
Nos giros finais da disputa, Totti conseguiu se aproximar de Cirino, mas não o bastante para tirar do rival a vitória em Goiânia.

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