Giaffone vence de ponta a ponta em Londrina e adia decisão do título da F-Truck. Líder, Totti termina em terceiro

Apesar das belas ultrapassagens de Leandro Totti, Felipe Giaffone conseguiu seu primeiro triunfo em 2014 e manteve as chances de título na F-Truck neste domingo (2) em Londrina. Decisão ficou para a etapa de Goiânia, no próximo mês

Felipe Giaffone venceu de ponta a ponta a etapa da F-Truck em Londrina, nesse domingo (2). Apesar de nunca ter ficado muito distante do segundo colocado, o paulista conseguiu manter a liderança para seguir na disputa pelo título. Líder do campeonato, Leandro Totti fez uma corrida brilhante, que só não resultou em uma vitória devido a um drive-through por excesso de velocidade.

Agora, a diferença entre Totti e Giaffone passou de 33 para 24 pontos. A situação do líder, todavia, segue tranquila: um sétimo lugar na última corrida, em Goiânia, garante o título sem depender de outros resultados. Falando em título, se o campeonato de pilotos segue em aberto, o de marcas já se definiu. A MAN chegou aos 418 pontos e tirou a Mercedes-Benz do páreo. É o quinto título dos caminhões de Munique, voltando à ponta do ranking de construtor mais vitorioso da categoria, deixando a Volkswagen para trás.

Largada da F-Truck em Londrina. Giaffonen venceu a prova (Foto: Orlei Silva)

Confira como foi a etapa de Londrina da F-Truck

Na largada, Felipe Giaffone se manteve na ponta, enquanto Roberval Andrade e Beto Monteiro trocavam de posições, com o pernambucano assumindo o segundo posto. Leandro Totti, que largara em 13º, já aparecia em oitavo. Mais atrás, Paulo Salustiano perdeu o controle de seu Mercedes, bateu e forçou a entrada do pace-truck.

Logo nas primeiras voltas válidas após o acidente, Totti conseguiu ultrapassar os caminhões de André Marques, Diogo Pachenki e Geraldo Piquet, escalando até a quinta posição.

Entre as primeiras posições, Cirino assumia o terceiro lugar. Andrade, agora quarto, seguiu sem vida fácil, sendo passado por Totti. O líder do campeonato, então, tratou de diminuir a vantagem de Cirino — o que lhe rendeu frutos na sétima volta, quando conseguiu chegar à terceira posição.

O segundo posto, de Monteiro, logo passou a ser ameaçado pelo paranaense. À altura da entrada programada do pace-truck, os primeiros eram Giaffone, Monteiro, Totti, Cirino e Andrade. Monteiro e Totti seguiam brigando pelo segundo lugar, até que o Iveco do pernambucano apresentou problemas elétricos e abandonou.

Totti, então, passou a tentar tirar a vantagem de Giaffone. Na 17ª passagem, a luta virou real, com Totti tentando assumir a ponta de todas as formas. Giaffone era obrigado a resistir, já que uma vitória de Totti daria ao rival o título da temporada.

A resistência, entretanto, só durou até a 22ª volta, quando Totti fez o que poderia ser a manobra do título de pilotos. Mas não foi. Totti ultrapassou o limite de 160 km/h no fim da reta e foi obrigado a cumprir um drive-through, que o deixou em quarto lugar, atrás de Giaffone, Cirino e Andrade.

À frente, a diferença entre Giaffone e Cirino caía, mas sem chances de troca de posições. Atrás, Andrade era ultrapassado por Totti, que conseguiu o último posto de pódio.

A próxima etapa, em Goiânia, será realizada no dia 7 de dezembro. Lá, Totti e Giaffone definirão quem será o campeão da F-Truck em 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.