Hamilton retoma liderança para Mercedes em TL3 marcado por acidente grave de Hartley em Silverstone
A Ferrari mostrou sua força e realmente está próxima da Mercedes. Mas Lewis Hamilton também provou que tem algo a mais a dar e foi o mais rápido no terceiro treino livre em Silverstone. A sessão foi marcada pelo grave acidente sofrido por Brendon Hartley. O neozelandês, contudo, passa bem
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A Mercedes abriu o sábado (7) na frente e liderou o terceiro treino livre do GP da Inglaterra graças a uma grande volta feita por Lewis Hamilton. O britânico cravou 1min26s722 na sua melhor passagem e ficou a apenas 0s122 do recorde de Silverstone na atual versão do traçado. No entanto, a tendência é que a batalha pela pole logo mais, às 10h, seja bastante acirrada, uma vez que a Ferrari definitivamente está muito próxima. Kimi Räikkönen, segundo colocado na tabela de tempos, fechou apenas 0s093 atrás do tetracampeão.
Valtteri Bottas foi o terceiro colocado da sessão, enquanto Sebastian Vettel marcou o quarto tempo. O alemão não conseguiu melhorar seu tempo no fim porque se queixou de um incômodo no pescoço. Max Verstappen completou o top-5, seguido pelo seu companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo. Destaque novamente para a Sauber, que encaixou Charles Leclerc como o 'melhor do resto', em sétimo lugar. Kevin Magnussen e Romain Grosjean colocaram a Haas em oitavo e nono lugar, respectivamente, enquanto Marcus Ericsson manteve o grande momento da Sauber na Inglaterra. Fernando Alonso foi o 13º colocado.
Um grande susto marcou o derradeiro treino livre, quando, com 15 minutos de sessão, Brendon Hartley viu a suspensão dianteira esquerda do carro da Toro Rosso se romper no fim da reta Wellington. O neozelandês virou passageiro e acertou em cheio a barreira de proteção instalada na curva 6. Por muita sorte, o piloto escapou sem nenhum ferimento. Foi a única bandeira vermelha da manhã.
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Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Inglaterra
Por determinação da direção de prova, Silverstone instalou algumas 'salsichas' na zebra da curva Club, a 18, para deixar mais restrito o limite da pista para os pilotos e evitar um ganho em termos de tempo de volta na área de escape asfaltada da pista. A sessão começou com a temperatura do asfalto em 33ºC e com a expectativa sobre a performance da Ferrari, que foi bem no segundo treino livre, na comparação com a Mercedes e sua condição de favorita à vitória na Inglaterra.
A primeira volta rápida do dia coube a Max Verstappen, que tinha de recuperar tempo de pista depois de uma sexta-feira bastante complicada. O holandês marcou 1min29s238 com os pneus macios, mas logo era superado por Kimi Räikkönen, que passava com sua Ferrari a 1min27s913.
Com 15 minutos de sessão, o treino livre foi interrompido por conta de uma forte batida de Brendon Hartley na altura da curva 6. A suspensão dianteira esquerda da Toro Rosso simplesmente quebrou no fim da reta Wellington e tornou o neozelandês passageiro do seu carro. Hartley foi direto para a barreira de proteção. Mas, por sorte, o piloto não sofreu nenhuma grande lesão. A cena provocou grande apreensão no meio da F1 e levou a própria Toro Rosso a realizar uma revisão exaustiva no carro de Pierre Gasly para evitar uma nova ocorrência do tipo.
A bandeira verde tremulou após quase 15 minutos de paralisação e levou todos os 19 pilotos restantes de volta à pista, o que provocou grande tráfego. Räikkönen continuava na liderança, mas Lewis Hamilton registrava a segunda marca e tinha apenas 0s094 de desvantagem para o finlandês. Mas a Mercedes começava a ditar o ritmo na fase final da sessão não apenas com Hamilton, mas também com Valtteri Bottas. E Charles Leclerc seguia brilhando depois de uma sexta-feira forte e aparecia em quinto lugar.
Hamilton tomou a ponta com 26 minutos de sessão para marcar 1min27s442 — a melhor marca do fim de semana até aquele momento —, 0s165 mais rápido em relação a Räikkönen, enquanto Vettel permanecia na terceira posição. Bottas, Leclerc, Verstappen, Daniel Ricciardo, Marcus Ericsson, Kevin Magnussen e Fernando Alonso completavam o rol dos dez primeiros. Pouco depois, Ericsson melhorava bem sua marca e dava sequência a um grande trabalho da Sauber ao subir para a sexta posição.
Mas ainda havia treino pela frente, e Räikkönen encaixou grande volta para cravar 1min27s199, enfiando 0s243 em Hamilton, que seguia nos boxes da Mercedes durante o trabalho de simulação de classificação da Ferrari. Quem acelerava a Flecha de Prata antes de Lewis era Bottas, que poderia mostrar uma imagem mais cristalina do potencial real da Mercedes contra a Ferrari na fase final da sessão.
De fato, Bottas fez um bom tempo, mas não o bastante para superar o compatriota. O piloto da Mercedes registrou 1min27s364, mas Kimi estava impossível e fazia outra volta espetacular: 1min26s815. Com dez minutos para o fim, era a vez de Hamilton acelerar em Silverstone e tentar medir forças com o 'Homem de Gelo'.
E que grande volta fez Lewis Hamilton: com 1min26s722, mesmo com um pequeno erro na última curva, o tetracampeão bateu Räikkönen e colocou novamente a Mercedes, ficando a apenas 0s122 do recorde de Silverstone nesta versão do traçado. A volta do dono da casa mostra a Mercedes um pouco à frente da Ferrari e com ligeiro favoritismo para a pole-position logo mais, às 10h.
F1 2018, GP da Inglaterra, Silverstone, treino livre 3:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:26.722 | 14 | ||
2 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:26.815 | +0.093 | 14 | |
3 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:27.364 | +0.642 | 16 | |
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:27.851 | +1.129 | 8 | |
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:28.012 | +1.290 | 22 | |
6 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:28.018 | +1.296 | 15 | |
7 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:28.146 | +1.424 | 17 | |
8 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:28.418 | +1.696 | 15 | |
9 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:28.554 | +1.832 | 18 | |
10 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:28.814 | +2.092 | 17 | |
11 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:28.917 | +2.195 | 14 | |
12 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:29.066 | +2.344 | 14 | |
13 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:29.070 | +2.348 | 16 | |
14 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:29.094 | +2.372 | 12 | |
15 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:29.133 | +2.411 | 15 | |
16 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:29.829 | +3.107 | 12 | |
17 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:29.984 | +3.262 | 16 | |
18 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:30.004 | +3.282 | 17 | |
19 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:30.050 | +3.328 | 4 | |
20 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 3 | |||
Tempo 107% | 1:32.793 | +6.071 | ||||||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:26.600 | 15/07/2017 | |||
Melhor volta | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:30.621 | 16/07/2017 |
#GALERIA(8464)
ABANDONO DE HAMILTON RECOLOCA VETTEL NO CAMINHO DO PENTA
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