10+: As maiores vitórias de Prost na F1

Ao longo de 199 corridas no Mundial de F1, Alain Prost venceu 51 vezes. Algumas delas foram marcantes, outras, importantíssimas para que o francês escrevesse seu nome na história. O GRANDE PRÊMIO lista agora dez dos mais maiores triunfos do tetracampeão

*Com artes de RODRIGO BERTON

Alain Prost, que completa 60 anos nesta terça-feira (24), foi por 14 anos o maior vencedor da história do Mundial de F1. Com seus 51 triunfos, teve nas mãos este recorde entre 1987 e 2001, quando foi superado por Michael Schumacher. E, dentre as vitórias que conquistou, algumas foram marcantes pelas circunstâncias, outras importantíssimas para que seus objetivos fossem alcançados. O GRANDE PRÊMIO preparou uma lista com dez das maiores vitórias do tetracampeão mundial:

 
A primeira vez não se esquece. Alain Prost venceu o GP da França de 1981 com a Renault, no circuito de Dijon. Nelson Piquet estava dominando a prova até uma chuva torrencial paralisá-la após 58 de 80 voltas. Na relargada, Prost tomou a ponta e não foi ameaçado até receber a bandeirada com pouco mais de 2s para a McLaren de John Watson. Essa foi, também, a primeira de seis vitórias no GP da França.
Prost saiu da McLaren pela porta dos fundos em 1980, com o time em crise e incapaz de conquistar nenhum pódio. Mas o novo chefe, um tal de Ron Dennis, convenceu-lhe de que as coisas estavam diferentes e o recontratou para 1984. As pazes foram feitas em grande estilo: na reestreia, em Jacarepaguá, Prost celebrou o primeiro dos 30 triunfos que conquistaria pelo time. Na transmissão da TV Globo para o público brasileiro, tocou o 'Tema da Vitória'. 
Vencer a corrida do vice-campeonato certamente propicia uma sensação estranha ao piloto. No fundo, é um triunfo que não pode ser tão comemorado. Em 1984, em Estoril, Prost fez tudo o que podia fazer: venceu. Entretanto, Niki Lauda foi segundo e assegurou o tricampeonato por uma margem de somente 0,5 ponto.
Desde os tempos de Nino Farina e Alberto Ascari, a Itália só chegou perto de ter um campeão mundial em 1985, com Michele Alboreto representando a Ferrari. Ele era o líder até o GP da Itália, mas em Monza, diante de uma multidão de tifosi, o francês iniciou uma virada decisiva. Ganhou ali e disparou rumo ao primeiro título da carreira. Alboreto abandonou todas as cinco últimas provas e amargou o vice.
#GALERIA(5226)
Dizem que todo campeão precisa ter uma dose de sorte. Prost aliou competência à sorte no GP da Austrália de 1986, em Adelaide, quando largou com seis pontos de desvantagem para Nigel Mansell e ficou atrás do inglês por mais de dois terços da prova. De repente, as chances de título do Leão explodiram junto de um pneu, Piquet precisou ir aos boxes e o francês foi parar na liderança da prova com o abandono de Keke Rosberg. Com vitória, faturou o bi.
O campeonato de 1988 foi recheado de disputas entre Senna e Prost, mas nem sempre elas envolveram disputas diretas. Em Paul Ricard, envolveu. O brasileiro tomou a dianteira após um pit-stop desastroso de Prost, mas o rival saiu dos boxes babando em busca do carro #12. Senna chegou a cometer dois erros antes de se atrapalhar com um retardatário e ser surpreendido com uma linda manobra. Vitória de Prost.
Já com a mudança para a Ferrari definida, Prost fez sua primeira festa junto dos tifosi ainda correndo pela McLaren. No GP da Itália de 1989, venceu em Monza e foi aclamado pela multidão que tradicionalmente invade a pista para acompanhar o pódio. Lá de cima, o gaulês jogou o troféu pela galera em um gesto que não foi bem recebido pelo chefão da McLaren, Ron Dennis — por contrato, as taças pertenciam à equipe.
Depois de tanta tensão em 1989, Prost não conteve as lágrimas no retorno da F1 ao Autódromo de Interlagos. Após Senna enfiar o bico da McLaren na traseira de Satoru Nakajima, ele pulou para a ponta e disparou rumo à primeira vitória com a Ferrari justamente no GP do Brasil. Nos boxes, chorou e disse que aquela provavelmente havia sido a vitória mais marcante da carreira.
37 anos de idade, vindo de um ano sabático… E vitória na primeira corrida! O carro era superior, é verdade, mas Prost mostrou a todos como estava determinado a buscar o tetra ao vencer Ayrton Senna e Michael Schumacher em uma grande batalha no GP da África do Sul de 1993.
Foi ao ganhar o GP de Portugal de 1987 que Prost superou Jackie Stewart e se tornou o maior vencedor de GPs da F1, com 28. O escocês era o recordista desde 1973. Mas o número que está nos livros de história é outro: 51. No GP da Alemanha de 1993, Prost triunfou pela última vez. Seu recorde só seria superado 14 anos mais tarde, no GP da Bélgica de 2001, por Michael Schumacher.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.