100% de aproveitamento: Norris tem de ser perfeito para depender só de si por título
Lando Norris precisa de uma reta final de temporada perfeita para garantir o título do Mundial de Pilotos sem depender de outros fatores e resultados envolvendo Max Verstappen
Por mais que a McLaren tenha passado a Red Bull e assumido a liderança no Mundial de Construtores, o cenário não é tão positivo assim para a equipe papaia entre os pilotos. Após o GP do Azerbaijão, realizado no último domingo (15), Max Verstappen ainda lidera e com uma vantagem de 59 pontos para Lando Norris. Por outro lado, o britânico segue dependendo apenas de si para se sagrar campeão.
No entanto, o cenário não é nada favorável para Norris. Com sete GPs pela frente até o fim da temporada e mais três corridas sprint, o piloto inglês precisa de uma reta final de campeonato impecável em todos os aspectos para não depender de outros fatores para ser campeão.
A começar pelo óbvio: Norris precisaria ganhar todas as sete provas restantes e as três corridas sprint para somar mais 199 pontos. No pior cenário possível para a McLaren, Verstappen chegaria em segundo em todas essas etapas, o que manteria o neerlandês na ponta, com 460 tentos, contra 453 do britânico.
Com isso, Norris precisaria ser perfeito além dos resultados das corridas e teria de conquistar a volta mais rápida em todas as sete provas restantes também. Com isso, igualaria a pontuação de Verstappen e assumiria a liderança por, nesse cenário, ter nove vitórias contra oito do neerlandês.
Pensando em uma conta mais realista, há outros fatores a serem considerados para a reta final de temporada, que tem sido marcada pelo equilíbrio. Oscar Piastri venceu em Baku e, provavelmente, vai figurar mais vezes entre os líderes, assim como a Ferrari, que triunfou em Monza e foi ao pódio no Azerbaijão com Charles Leclerc. Ainda tem a Mercedes, que voltou ao top-3 com George Russell na última rodada.
Se Norris vencer todas as provas e sprints e não quiser depender das voltas mais rápidas, precisaria que Verstappen ficasse em terceiro em pelo menos três GPs para superar a pontuação do neerlandês. Isso, obviamente, considerando que o atual tricampeão também não faça voltas mais rápidas. No entanto, neste caso, o inglês já não estará mais dependendo apenas das próprias forças.
Norris teve chances nas últimas corridas para cortar ainda mais a vantagem e evitar um cenário tão apertado com sete fins de semana restantes na temporada. Nos últimos sete GPs, Verstappen não somou nenhuma vitória, mas perdeu apenas dez pontos em relação ao rival, que teve um triunfo somente. O inglês da McLaren somou 104 pontos neste período, enquanto o tricampeão totalizou 94.
Agora, sem ter aproveitado ao máximo a pior fase da Red Bull nas últimas três temporadas, Norris corre contra o tempo enquanto o campeonato entra em contagem regressiva.
A Fórmula 1 agora volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.