A 2 pontos do tetra: o que Verstappen precisa para ser campeão da F1 2024 em Las Vegas

Max Verstappen precisa apenas chegar à frente de Lando Norris para celebrar o tetra no GP de Las Vegas, e os demais cenários também são totalmente favoráveis ao neerlandês

Max Verstappen está com a mão no tetracampeonato no Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Com 62 pontos de vantagem e apenas mais 86 em jogo até o fim da temporada, a comemoração antecipada pode acontecer neste fim de semana, no GP de Las Vegas, e tudo o que o neerlandês precisa é impedir que Lando Norris marque três pontos a mais que ele.

Até o momento, Verstappen anotou 393 pontos, enquanto Norris tem 331, e há apenas mais três corridas pela frente, embora a etapa do Catar conte com a última sprint do ano. O piloto da McLaren ainda precisa ser perfeito para ser campeão, porém a torcida agora é para Max praticamente zerar, já que tem a inglória missão de tirar 20,6 pontos até Abu Dhabi.

É um cenário, portanto, totalmente favorável ao neerlandês, que só precisa chegar à frente do rival inglês para conquistar o quarto título na Fórmula 1. Com oito vitórias contra três de Norris, e com ele podendo chegar a apenas seis, ainda tem a vantagem no critério de desempate. Norris, portanto, precisa sair dos Estados Unidos com, no mínimo, 59 tentos de desvantagem, já que restariam mais 60 em jogo nas duas etapas restantes.

A tarefa é difícil, principalmente levando em conta o progresso da Ferrari, que está mais viva do que nunca na briga pelo Mundial de Construtores. De certa forma, os carros vermelhos se tornam aliados do carro laranja, considerando a missão de (ainda) tirar o máximo de pontos possíveis de Verstappen. Só que a vitória no GP de São Paulo também mostrou que o tricampeão pode, sim, vencer corridas mesmo sem ter o melhor carro.

(Arte: Carol Vergilio/Grande Prêmio)

Por essa razão, o melhor panorama para Lando é vencer. Desse jeito, ainda que Max chegue em segundo e faça a melhor volta, chegaria a, no máximo, 412. Norris, por sua vez, atingiria 356, uma diferença de 54, forçando a final no Catar.

Confira outros cenários caso Norris termine o GP de Las Vegas à frente de Verstappen:

SE NORRIS TERMINAR EM SEGUNDO: nessa hipótese, ele soma 349 pontos e tem de torcer para Verstappen totalizar no máximo 406 (quarto lugar + volta mais rápida). A diferença, então, seria de 57 com 60 em jogo.

Se Verstappen for terceiro com volta mais rápida, somará 409 pontos, deixando a diferença em 60 e levando o título graças ao número de vitórias.

SE NORRIS TERMINAR EM TERCEIRO: chega a 346 pontos e tem de torcer para Verstappen ser quinto ou quarto sem a volta mais rápida, caso contrário sairá de Las Vegas com 60 de desvantagem e sem chances de superar o adversário.

SE NORRIS TERMINAR DO QUARTO PARA BAIXO: Verstappen não pode terminar imediatamente atrás do piloto da McLaren. Se isso acontecer, abrirá os 60 pontos necessários para celebrar o título em Las Vegas.

(Arte: Carol Vergilio/Grande Prêmio)
(Arte: Carol Vergilio/Grande Prêmio)

Fórmula 1 volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Fórmula 1 confirma GP de Mônaco no calendário até temporada 2031

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.