5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Catar da Fórmula 1 2024

Num dia com inversão de expectativas, o que se viu foi que as quatro principais equipes da Fórmula 1 se preparam para briga múltipla no GP do Catar

Uma grande arena de ‘Super Smash Bros’, para deleite dos gamers mundo afora: foi isso que virou o circuito de Lusail, casa do GP do Catar, neste sábado (30) de corrida sprint e sobretudo de classificação. Essa é também a expectativa para o domingo. As quatro principais equipes da Fórmula 1 se colocam em parâmetro de igualdade, ou quase isso, para a penúltima etapa do campeonato.

Para quem não entendeu a referência, ‘Super Smah Bros’ é um jogo tradicional da Nintendo onde times de três personagens se encaram no confronto corpo a corpo com todos os personagens na imagem ao mesmo tempo. Uma bagunça divertida que se torna ainda mais interessante pela mistura de figuras: são os grandes símbolos da Nintendo misturado, onde personagens de Mario Bros, Pokémon e Zelda podem se juntar contra Kirby, Street Fighter e Star Fox.

E é neste espírito que está a F1 no Catar na batalha campal das quatro equipes mais fortes. Se a McLaren viveu a onda de favorita durante o universo sprint, a classificação mostrou outra coisa. Mercedes no acordo com o clima, a Red Bull que se encontrou e a Ferrari sempre à espreita.

Max Verstappen terminou a classificação na pole, mas punido por bloquear George Russell, perdeu uma posição – justamente para Russell. Lando Norris e Oscar Piastri acompanham na segunda fila, com Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Carlos Sainz em seguida. Fernando Alonso, Sergio Pérez e Kevin Magnussen finalizam o top-10. O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Catar, 23ª etapa da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen foi pole na pista, mas acabou punido (Foto: AFP)

Red Bull encontra fórmula mágica para o Catar

A sensação após a sexta-feira era de que a Red Bull tinha capitulado e aceitado que o fim de semana em Lusail seria miserável dos pés à cabeça. Mas não foi assim. Méritos para o time do tetracampeão, que mudou a personalidade do carro. Se Verstappen só competia no último setor, conseguiu até ontem, hoje apareceu dono de um dos dois melhores tempos dos três setores. Com velocidade de reta, veja você, problema crônico da temporada. E tem Verstappen, que caso esteja confortável com o bólido em mãos, faz chover. “Não achei que uma mudança tão pequena pudesse fazer tanta diferença”, disse Max. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, as mudanças foram de pressão dos pneus, para aquecê-los mais rapidamente, e suspensão. Surtiu efeito. Saindo do segundo lugar, sabe que a largada guarda a melhor chance de ultrapassar no Catar.

Mercedes se encontra, mas tem reunião com maior medo

Após a brincadeira que fez na sexta-feira, de que tinha confundido o próprio motor ao fazer a sequÇencia de três curvas para a direita, no terceiro setor, em oitava marcha quando todos os outros fazem em sétima, George Russell mudou as coisas. O método usado ontem coloca o motor híbrido em série pressão e grave risco, então tem de fazer algumas outras concessões ao longo das voltas, como acionar a regeneração de energia na curva seguinte, a 15. Hoje, alterou a ideia e fez a sequência de curvas também em sétima marcha, mas teve de colocar muito mais pressão na caixa de câmbio do que os outros carros. É parte da personalidade do carro da Mercedes. Aí, entra a questão do tempo: tivesse sob o calor de 2023, é difícil que o câmbio resistisse. O lado ruim para a Mercedes é que a corrida, segundo a previsão do tempo, será sob calor cerca de 4°C de temperatura ambiente acima da classificação. Será que Russell continua rendendo? É uma ilação, claro, porque na pista até agora a Mercedes dá ótimas indicações de que é, sim, competitiva, como a pressão de George para cima de Piastri na corrida sprint mostrou.

Lando Norris tem chances de vencer? (Foto: AFP)

McLaren domina de rosto para o vento. Mas e presa no pelotão?

O que a corrida sprint mostrou, no começo do sábado, além da cordialidade tóxica de Lando Norris, é que a McLaren tem condições de sumir na frente quando está de cara para o vento em ritmo de corrida. Norris só não fez o restante do grid comer poeira para defender Piastri, esse sempre preso na pressão de Mercedes e Ferrari, e porque tinha planos de devolver a vitória da sprint do Brasil. A questão é que, com os ajustes das oponentes, a vantagem em ritmo de volta lançada deixou de existir da classificação curta da sexta para a oficial do sábado. E pior, Norris e Piastri não têm qualquer garantia de que são capazes de ficar de cara para o vento em algum momento, sobretudo numa pista onde ultrapassar é tão difícil. Os carros laranjas precisam encontrar a chave para fazer o melhor carro em ritmo de longa distância responder.

Ferrari avisa: vai para guerra contra McLaren

“A briga contra a McLaren vai até a última curva da última corrida, em Abu Dhabi”, disse Charles Leclerc. “A corrida de amanhã vai ser muito longa”, adicionou o chefe Frédéric Vasseur. A Ferrari fez um carro menos apontado para ritmo de classificação, a mais fraca entre as quatro neste quesito, mas trabalhou com mira na corrida. Leclerc é o quinto, com Sainz em sétimo e, portanto, atrás das duas McLaren, mas todo plano de ação dos italianos será pensando na rival e nada mais. A Ferrari está com a cabeça muito mais em modo guerra que a McLaren, que ainda pensa, acertadamente, em vitórias.

Fernando Alonso saiu animado com o oitavo lugar no grid (Foto: Aston Martin)

Aston Martin… melhor do resto?

Não foi só a Red Bull que fez milagres nas modificações do carro entre a corrida sprint e a classificação. Após rendimento miserável nas primeiras movimentações do fim de semana, tanto Fernando Alonso quanto Lance Stroll conseguiram virar tempo na classificação. Stroll caiu fora no Q2, mas Alonso avançou e ainda se pôs como melhor do resto – e melhor ainda que Sergio Pérez na segunda Red Bull. Assim como Verstappen, Alonso abriu que a equipe ajustou o carro, mas deixou claro que ficou surpreso com o nível da melhora. É a chance de voltar a marcar pontos importantes e colocar um ponto de exclamação na vantagem frente às rivais intermediárias Haas, Alpine e uma RB em sofrimento catari.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida no Catar será no domingo (1), às 13h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Reviravolta no Catar abre disputa e põe 4 melhores equipes da F1 2024 frente a frente

GP DO CATAR F1 2024 AO VIVO: tudo sobre a CORRIDA SPRINT e CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.