5 coisas que aprendemos no lançamento do RB20, novo carro da Red Bull para F1 2024

O RB20 não tem absolutamente nada de conservador. O novo projeto da Red Bull é arrojado e tem até uma espécie de sidepod muito mais bem alinhado. Tem arrojo, sim, senhor

O último lançamento da temporada 2024 da F1 foi feito nesta quinta-feira (15), com a Red Bull. E foi uma das maiores surpresas do ano, sem dúvidas. O RB20 de conservador não tem nada, com linhas agressivas e até um projeto de quase zeropod. Uma beleza de arrojo.

No fim das contas, o carro novo da Red Bull tem novidades na dianteira, na traseira e, claro, na lateral. Uma coisa não mudou: o otimismo total da equipe atrás de manter a dinastia. O GRANDE PRÊMIO traz cinco coisas sobre o novo carro da Red Bull.

RB19 2.0? Não mete essa, Newey!

Se tem uma coisa que o RB20 apresentado não é, é conservador. Adrian Newey prometeu que seria, falou em RB19 2.0, um monte de coisa assim que, bom, não se confirmou em nada. O bólido é cheio de linhas agressivas, o bico afinadinho, a traseira ondulada, a lateral achatada com um corte ousado. Enfim, é um carro novo, sim.

Red Bull, isso aí é um ze, zer, zero, zerop, zeropo, zeropod???

Não é! Mas quase, viu? Podemos dizer que a equipe austríaca meteu uma espécie de ‘meiopod’, com um corte pela metade em que há um trecho da lateral que lembra bastante o conceito polêmico e pouco vitorioso da Mercedes nos últimos anos. Mas o destaque aqui é que tudo já parece mais bem feitinho e há ali quase que uma acoplagem com o assoalho que é coisa fina. Impressionante, a Red Bull.

O carro trouxe muitos detalhes diferentes de seu antecessor, o RB19 (Foto: Red Bull Content Pool)

Sensação clara de que o RB20 do Bahrein não será o de hoje

Só que tanta agressividade assim nos faz questionar se o RB20 real vai ser daquela forma. Tudo bem, com arrojo, mas algumas coisas devem ser modificadas. Além disso, tem muita coisa de suspensão, difusor, traseira e afins que ainda não foram vistas. É bom ficar bem de olho na Red Bull nos testes do Bahrein.

Horner presente na apresentação e de protagonista em meio à crise

Christian Horner foi figura central da apresentação do novo RB20. O dirigente não deu sinal qualquer de que possa ser sacado pela equipe, em meio à crise que a Red Bull viveu nos últimos dias, com o chefe sendo investigado internamente por conduta inapropriada. Depois de dias de silêncio, a resposta do time foi vocal com Horner no evento e como protagonista.

“Conceito incrível” deixa pilotos empolgados

Max Verstappen e Sergio Pérez ficaram animados com as novidades do RB20, bem como Horner. A sensação de todos é a mesma que a nossa: há uma ousadia clara ali. E tudo leva a crer, no fim, que a Red Bull não está com vontade de ficar segurando a bola na bandeirinha de escanteio vendo o tempo passar até a mudança do regulamento, em 2026.

Fórmula 1 retorna às pistas na semana que vem, de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.