5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Arábia Saudita da F1 2023

Max Verstappen e a Red Bull seguem como forças maiores da F1 2023, enquanto a Ferrari parece esconder o jogo e a Mercedes, toda perdida, já está mesmo atrás da Aston Martin na Arábia Saudita

Max Verstappen nem precisou usar de muito esforço para liderar o TL2 do GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, às margens do Mar Vermelho, depois de também ter comandado as ações no primeiro treino livre.

No TL2, o atual bicampeão tomou controle da tabela de tempos assim que entrou na pista, como foi no TL1, no pouco tempo que passou de pneus macios antes de investir em simulação de corrida. No fim das contas, ficou com 1min29s603 e colocou 0s2 de vantagem para quem veio atrás.

Ao menos desta feita foi Fernando Alonso quem terminou em segundo, muito mais próximo que os 0s6 do TL1. Sergio Pérez, segundo pela manhã, foi o terceiro, 0s3 atrás. Os três voltam a aparecer como favoritos aos três primeiros lugares.

Esteban Ocon conseguiu tirar bastante da Alpine e foi ao quarto lugar, seguido por George RussellPierre GaslyLance StrollNico HülkenbergCharles Leclerc e Carlos SainzLewis Hamilton foi o 11º.

Max Verstappen comandou a sexta-feira de treinos livres na Arábia Saudita (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da segunda etapa da temporada da F1 2023, na Arábia Saudita:

Red Bull segue forte em tipos de pistas diferentes

Definitivamente, não, não foi apenas no Bahrein que a Red Bull mostrou força. Em uma Jedá que exige mais do motor, menos do downforce e é um circuito de rua, está lá de novo a equipe austríaca brilhando na sexta-feira. Max Verstappen é o homem a ser batido em mais uma prova e, evidentemente, no campeonato. O RB19 é completíssimo e, até quando tem problemas, como foi com Sergio Pérez no TL2, fica ali no top-3, competitivo.

A Ferrari tem um ‘dia D’ no sábado

A Ferrari chegou em Jedá confiante em uma virada depois da estreia decepcionante no Bahrein. Só que Charles Leclerc já tem uma punição de grid e a sexta-feira foi tenebrosa. Sim, tudo indica que os italianos esconderam o jogo, mas agora sábado virou uma final: ou brilha em uma pista boa para o carro vermelho ou 2023 já parece fadado ao fracasso.

Charles Leclerc tem uma punição pesada no grid da Arábia Saudita (Foto: AFP)

A Aston Martin furou mesmo a fila e vai brigar lá na frente

Lógico que não é que nem a Red Bull, a gente deixa bem claro aqui, mas a Aston Martin também não parece ter sido forte só em Sakhir, não. O ‘RB18 verde’ funcionou bem em Jedá e Fernando Alonso, especialmente, vem para a briga de novo. Um sábado fraco da Ferrari pode tornar Alonso favoritíssimo a mais um pódio.

A Mercedes tem mais problemas que soluções

Não vai ser em Jedá que a Mercedes vai começar a ver o que o W14 tem de bom. No TL1, o carro saindo muito de frente. No TL2, o bólido se desequilibrou mais ainda com uma tentativa nova de acerto. E os resultados foram bem tímidos. Devem brigar no pelotão compacto abaixo da Red Bull, mas em clara desvantagem. E agora com uma nova preocupação rosa pintando…

Alpine se descolou da ‘F1 B’ e está mais perto até da Mercedes

Esteban Ocon em quarto, Pierre Gasly em sexto: a Alpine chegou para a temporada 2023 da F1. O bom carro rosa finalmente vai mostrando que fazia sentido a confiança tão alta dos franceses nos testes. No fim, a Alpine realmente parece capaz de comandar uma ‘F1 B’ em que a Aston Martin não exista e, em Jedá, diante das circunstâncias todas, pode bater de frente com a Mercedes e até com a Ferrari, se tudo der errado com Carlos Sainz e já que Leclerc está punido.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. No sábado, os horários são os mesmos: 10h30 [Horário de Brasília, GMT-3] para o TL3 e 14h para a classificação. A corrida, no domingo, também larga 14h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.