5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 2024
A sexta-feira do GP de Abu Dhabi deixou ainda maior o favoritismo da McLaren para ficar com o título do Mundial de Construtores. A Ferrari sofreu para acompanhar a rival e, de quebra, viu Charles Leclerc levar 10 posições de punição no grid por troca de bateria
A McLaren ficou ainda mais próxima do título do Mundial de Construtores depois da sexta-feira (6) do GP de Abu Dhabi. Além da sólida vantagem de pontos, os ingleses ainda viram a Ferrari ter Charles Leclerc punido no grid e, nos treinos livres, o controle das ações foi papaia.
No TL2, que geralmente é o reflexo mais fiel das classificações, a McLaren ficou com 1-2 com Lando Norris e Oscar Piastri, com 0s4 de vantagem para um surpreendente Nico Hülkenberg. As Ferrari foram quarto e sexto, respectivamente, mais de 0s5 atrás dos ingleses.
A Mercedes foi melhor no TL1 do que no TL2, mas saiu relativamente otimista para o resto do fim de semana, especialmente com Lewis Hamilton, que se despede do time em 2024. A Red Bull, enquanto isso, sofreu de novo, com Max Verstappen fechando o dia em 17º.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2024:
McLaren é favoritaça ao título do Mundial de Construtores
Como se os 21 pontos de vantagem não fossem suficientes, a McLaren ainda chega à final em uma pista que veste perfeitamente o carro papaia. O primeiro dia em Abu Dhabi foi de controle total dos ingleses, mesmo que a Ferrari tenha saltado na ponta no TL1. O segundo treino livre, que mostra melhor como a classificação deve acontecer, foi toda laranja, com 1-2 absoluto puxado por Norris. Com a punição de grid sofrida por Leclerc, então…
Ferrari sofre duro baque com punição a Leclerc e precisa de milagre
Pois é, a punição a Leclerc praticamente sepultou de vez os sonhos da Ferrari de quebrar o jejum de títulos na F1. Aliás, para trocarem bateria e aceitarem a sanção pesada na última etapa, realmente a coisa devia estar feia por lá. Pensando só em performance, um primeiro dia mediano para os italianos, mas é óbvio que mediano não é o suficiente para reverter a desvantagem atual. Vão precisar de um milagre mesmo.
Red Bull começa mal e fala em “luta por top-6” em Abu Dhabi
Um dia que acaba com Max Verstappen em 17º não pode ser um bom sinal para a Red Bull. Tudo bem que o time austríaco saiu de uma encrenca muito parecida no Catar, mas o buraco parece mais fundo em Yas Marina. É que trata-se de uma pista bem mais conhecida por todo mundo e é raro ver alguém saltar tanto de um dia para o outro. Não de graça, os energéticos falam em “top-6” como meta para a corrida final. Bem pouco, mas melhor que nada para um time já campeão entre os pilotos e que atualmente cumpre tabela e tenta tirar Sergio Pérez da escalação, nada mais que isso.
Mercedes tem começo interessante e pode sonhar com pódio
O favoritismo da McLaren é evidente em Abu Dhabi, mas a briga pelo pódio deve ser quente. Além da Ferrari, especialmente com Carlos Sainz pela punição de Leclerc, a Mercedes parece querer jogo. Melhor no TL1 do que no TL2, os prateados buscam a melhor das despedidas para Hamilton e, pelo menos nesta sexta-feira, o inglês saiu otimista. Resta torcer para que a declaração de amanhã não seja sobre o “pior carro do ano”.
Hülkenberg em terceiro e Doohan em 19º: ainda há briga pelo 6º lugar?
5 pontos é uma vantagem firme para a realidade da ‘F1 B’, mas a Haas quer tirar isso da Alpine. O primeiro dia foi bem melhor para os americanos, que chegaram até a colocar Hülkenberg em terceiro no TL2, enquanto os franceses se destacaram no treino livre de mais cedo, com Pierre Gasly em quinto. No duelo direto, porém, tem um fator que pode aparecer forte: Jack Doohan, que simplesmente faz a estreia como titular justamente na última corrida do ano. Ou o australiano engrena rapidamente ou pode pesar bastante contra a Alpine. E não seria por culpa dele, diga-se. É um novato total.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Ferrari × McLaren: o que cada uma precisa para ser campeã de Construtores da F1 2024