5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de São Paulo da Fórmula 1 2024
A McLaren nadou de braçadas e garantiu um 1-2 ideal no grid da sprint do GP de São Paulo. É que, por mais que Lando Norris não tenha feito a pole, tem Oscar Piastri finalmente podendo atuar como escudeiro na briga pelo título contra Max Verstappen
A sexta-feira (1) de GP de São Paulo viu um começo de domínio da McLaren que só mesmo as condições climáticas parecem capazes de atrapalhar. Em situação normal, no seco, os carros laranjas sobraram e o 1-2 no grid da corrida sprint veio ao natural.
A surpresa, porém, foi ver Oscar Piastri na frente de Lando Norris, depois do inglês ensaiar um controle absoluto nas sessões anteriores. O australiano, porém, surgiu na hora decisiva para roubar a pole do companheiro, que sonha cada vez mais verdadeiramente com o título.
Charles Leclerc vai largar em terceiro, enquanto Carlos Sainz parte do quinto posto. Entre as Ferrari, o sempre brioso Max Verstappen, que parece ter novamente uma Red Bull muito longe da competitividade ideal.
George Russell sai de sexto, vendo o companheiro Lewis Hamilton nem entrar no SQ3. Entre os dois partem Pierre Gasly, Liam Lawson, Alexander Albon e Oliver Bearman.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de São Paulo, 21ª etapa da Fórmula 1 2024:
McLaren aniquila concorrência em pole da sprint do GP de São Paulo
A pole da McLaren estava absolutamente evidente desde o início da classificação da sprint. É bem verdade que esperava-se que ela viesse de Lando Norris, mas ver Oscar Piastri no bolo foi apenas a confirmação do ritmo avassalador dos papaias. 0s25 para Leclerc ficou barato, diante de um domínio que, em alguns momentos do dia, parecia que viria por margem até maior. Há ainda um suspense em torno do ritmo de corrida dos britânicos, sim, mas a tendência vista tantas vezes na temporada é que o controle absoluto siga. Pelo menos com a pista seca.
Previsão do tempo, sempre ela, assusta GP de São Paulo
A maior rival da McLaren em São Paulo é a chuva. E não só porque Verstappen anda muito sob tal condição ou então querendo dizer que os pilotos laranjas não saibam guiar assim, mas simplesmente porque a chuva é um elemento novo. E muito importante. Há previsão de chuva firme no meio do sábado e possibilidade grande também para o domingo. Aqui, na real, nem é só sobre piso seco ou molhado, mas principalmente pela condição de um asfalto novíssimo e amplamente criticado pelo grid. Imagina agora ele verde depois de um banho?
Verstappen salva quarto lugar, mas ainda se vê na berlinda em São Paulo
A situação de Verstappen em Interlagos é bastante delicada. Tentando conter uma aproximação que parece inevitável de Norris no campeonato, o neerlandês ainda tem pela frente uma punição de grid no domingo e, pelo fim de semana todo, um carro potencialmente ruim. O quarto lugar na sprint, assim, pode ser visto de duas formas: a positiva é que Max tirou além do que o carro deveria entregar, mas a negativa é que mais pontos devem ser perdidos no caminho na vantagem que tem para Norris. A ver se o tricampeão não vai tentar uma loucura na largada deste sábado, inclusive, mas basicamente Max torce pela chuva. Torce, não, implora.
Ferrari marca presença e é desafiante em Interlagos
Diante de tanto domínio apresentado pela McLaren, fica até estranho dizer isso, mas há uma briga potencial, sim. É claro que o favoritismo papaia é grande, mas, já considerando a interferência climática provável, a Ferrari se apresenta. Leclerc e Sainz estão de novo no top-5 do grid e vêm embalados em busca do Mundial de Construtores. O ritmo de corrida apresentado no TL1 pareceu bem interessante, então, olho neles.
Mercedes ensaia fiasco em Interlagos com carro lento e indomável
O que a Mercedes prepara para o GP de São Paulo pode ser histórico. É que histórico é uma palavra que não se encaixa só positivamente, lembremos. Os prateados simplesmente não parecem conseguir parar quietos na pista, com um carro que não é só lento, como dificílimo de domar. E os rádios de Hamilton e Russell reclamando de dores no TL1 deixam uma perspectiva tenebrosa para as corridas com tanto quique sofrido no asfalto de Interlagos. Medo do que vem aí da Mercedes.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto se desvincula da McLaren e encaminha acordo com Audi na Fórmula 1