5 coisas que aprendemos no GP da Itália, 16ª etapa da Fórmula 1 2024

A McLaren deixou mais uma pole escapar, agora com chances reais de dobradinha na Itália. Melhor para a Ferrari, que fez a festa da torcida correndo em casa, em dia de performance inspiradíssima de Charles Leclerc. E o calvário de Max Verstappen e da Red Bull continuou

O GP da Itália de 2024 vai ficar para sempre na memória de Charles Leclerc. Neste domingo (1), o monegasco teve talvez a atuação mais inspirada da carreira e fez acontecer uma inesperada estratégia de uma única parada, diante de tanto desgaste dos pneus e de um pit-stop tão cedo realizado pela Ferrari.

Se os italianos fizeram a festa correndo em casa, McLaren e Red Bull saem lamentando. Os britânicos porque perderam mais uma chance enorme de vencer e até de dobradinha, enquanto os austríacos simplesmente estão lentos. Muito lentos.

A Mercedes passou longe do pódio e também sai de Monza com a frustração no ar. Os prateados, no fim das contas, viraram coadjuvantes já na primeira curva, quando George Russell passou reto tentando tomar a dianteira.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP da Itália, 16ª etapa da Fórmula 1 2024:

Charles Leclerc conquistou grande vitória na Itália (Foto: AFP)

Leclerc dá show e fecha dupla dos sonhos com Mônaco e Itália

A temporada 2024 da F1 é realmente especial. E o fim de semana da Itália vai ficar para sempre na carreira de Leclerc e, certamente, do torcedor da Ferrari. Diante de um calor extremo, desgate alto de pneus e um pit-stop cedo toda vida, Leclerc e o time italiano peitaram os prognósticos e foram até o fim. O triunfo, inesperado, também comprovou o ritmo forte da equipe vermelha e, mais ainda, a recuperação assombrosa que o carro teve na velocidade de reta. Vitória linda de Charles, que tem Itália e Mônaco no mesmo ano.

McLaren faz novo pódio duplo e, mesmo assim, gosto é amargo

A verdade é que a McLaren perdeu mais uma chance. Não tem mas, nem meio mas aqui: perdeu mais uma chance. Era o melhor carro, se enrolou na estratégia e ainda viu Norris, de novo, fazer uma primeira volta horrível. Não tem como ser feliz assim e a sensação é que, por pior que seja a fase da Red Bull, os laranjas se recusam a brigar. O título de Construtores está bem próximo, mas é o mínimo diante de tamanha superioridade técnica. Era para levar os dois títulos.

Red Bull vive crise total, erra até nos boxes e afunda Verstappen

A Red Bull fazendo um pit-stop lentíssimo era o que faltava para completar um bingo da crise que começou com escândalo interno, passou até por estratégia errada e foi parar, claro, no irreconhecível RB20. O carro austríaco parece cada vez pior, e isso tem afastado gradativamente Verstappen das vitórias. O tetra de Max deve vir por causa da gordura inicial e da incompetência rival, mas o futuro preocupa muito.

Largada machuca e faz Mercedes virar coadjuvante na Itália

A Mercedes não teve um dia horrível como o da Red Bull, mas também passou longe de ser protagonista, como foram McLaren e Ferrari. Os prateados até poderiam dar trabalho, mas a largada já deixou claro que não era dia. Destaque para Russell passando reto a primeira curva para não encher a traseira de Piastri quando a McLaren fez o escudo para defender a ponta. Dava para sonhar com um trofeuzinho, sim, mas também não foi nem de perto a Mercedes que venceu na Bélgica, diga-se.

Gabriel Bortoleto venceu de forma espetacular em Monza (Foto: F2)

Bortoleto brilha na F2 e pede passagem na F1 2025

Vamos quebrar um pouco aqui o nosso protocolo. Geralmente não falamos das outras categorias no ‘5 Coisas’, mas Gabriel Bortoleto merece. Em corrida histórica, o brasileiro saiu de último para primeiro, venceu a prova principal da F2 e se meteu de vez na briga pelo título. Gabriel colocou-se pesado pela taça, sim, mas também botou o pé na porta pela vaga na Sauber/Audi em 2025. Como ignorar o cara agora, ainda mais diante do que Valtteri Bottas (não) faz em 2024?

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.