5 coisas que aprendemos no GP dos EUA, 19ª etapa da Fórmula 1 2024
Charles Leclerc fez largada brilhante e venceu um GP dos EUA importantíssimo para o campeonato, afinal, Lando Norris não descontou nada de Max Verstappen, que ficou ainda mais próximo do tetra. Mas a polêmica comeu solta
O GP dos EUA deste domingo (20) foi movimentado, emocionante e pode ter sido absolutamente decisivo para a definição do título. Max Verstappen chegou novamente na frente de Lando Norris, abriu 57 pontos para o rival e, consequentemente, colocou mais um dedo das mãos na quarta taça. Mas polêmicas tomaram conta da prova.
Desde a primeira volta, em que Max espalhou em cima de Lando, na largada, o negócio ficou controverso. O neerlandês escapou de punições em algumas oportunidades, como na disputa com Carlos Sainz no comecinho da corrida e na própria ultrapassagem de Norris na reta final. Na ocasião, tanto Max quanto Lando saíram do traçado, mas só o inglês tomou 5s, perdendo o terceiro lugar para o neerlandês.
A Ferrari não teve absolutamente nada a ver com isso e venceu com méritos, em dobradinha formada por Charles Leclerc e Carlos Sainz. Em quinto, Oscar Piastri fechou mal um fim de semana péssimo, seguido por George Russell e Sergio Pérez, outro destaque negativo. O top-10 ainda teve Nico Hülkenberg, Liam Lawson e Franco Colapinto, enquanto Lewis Hamilton ficou atolado na brita logo no começo.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP dos EUA, 19ª etapa da Fórmula 1 2024:

Punição de Norris praticamente sacramenta tetra de Verstappen e incendeia bastidores
A análise tem de começar pela polêmica. Afinal, até a Mercedes, que não tinha nada a ver com a história, resolveu se meter e atacou a FIA e seus comissários pela falta de critério. Vamos combinar? Não estão errados. Aqui não estamos falando de histórico, de tendência, nada disso, mas do que realmente aconteceu: Verstappen foi, sim, beneficiado. A largada, até o lance com o Sainz, são mais discutíveis, podem passar, mas a decisão que mudou diretamente o resultado na briga pelo título, foi, no mínimo, extremamente controversa. É que Norris de fato ganha vantagem e ultrapassa totalmente por fora da pista, mas o faz porque é jogado ali por Max. E Max ainda sai totalmente da pista junto. Não tem sentido só o inglês ter sido punido, principalmente pelos critérios da prova, tão rígidos como quase sempre em Austin: saiu da pista em ultrapassagem, é quase certeza de punição, seja por ganhar vantagem fora ou por jogar o adversário para lá da zebra. Simples, não tem muito mistério.
Na pista, Norris falha de novo em corrida com cara da F1 2024
Punição à parte, é preciso falar da disputa em si, da briga, do desempenho. E aí parece que foi um resumão da temporada 2024: Norris perde um caminhão de posições na primeira volta, sofre no primeiro stint e aí vê a McLaren começar a voar. Aí fica empacado, não chega ao topo e acaba derrotado em duelo com Verstappen. Quantas vezes isso não aconteceu neste ano? E, sejamos justos: Max deu um baile em Lando por muitas voltas, mesmo com o inglês tendo carro melhor, pneus melhores. Perdeu uma série de oportunidades antes da manobra polêmica.
1-2 da Ferrari oficializa briga tripla pelo Mundial de Construtores
De novo: a Ferrari não tem nada a ver com a falta de eficiência de Norris ou das decisões da FIA com Verstappen. Os italianos foram lá e executaram tudo perfeitamente, a começar pela largada brilhante de Leclerc, de quarto para primeiro. Sainz acompanhou o monegasco e os dois fugiram na frente, administrando a corrida tranquilamente. Aliás, o grande risco para os italianos parecia ser a tática da McLaren, só que todo mundo parou uma vez só, contrariando completamente o que a Pirelli havia previsto. De novo…
Russell estanca sangria em fim de semana pífio da Mercedes nos EUA
A Mercedes teve um fim de semana pífio em Austin. Já começou a corrida do fundo do grid com os dois pilotos e, logo de cara, viu Hamilton abandonar de forma parecida ao que aconteceu com Russell na classificação. A salvação do time foi a corrida de recuperação de George, saindo dos boxes e terminando na frente até de Pérez, em sexto. Mas há muita coisa a ser corrigida no W15, carro estava arisco toda vida.

Lawson e Colapinto pontuam nos EUA: tem alguém com saudades de Ricciardo e Sargeant?
Na ‘F1 B’, além de Hülkenberg que, para variar, levou a Haas aos pontos, a garotada fez a festa. Lawson, na primeira corrida de retorno à categoria, foi de 19º para nono, enquanto Colapinto agarrou o ponto restante. Ótimo trabalho dos dois e a certeza de que deveriam estar no grid muito antes. E mais: colocam pressão em Yuki Tsunoda e Alexander Albon, além do fato de que deixam claro como Daniel Ricciardo e Logan Sargeant faziam pouco.
A Fórmula 1 volta de 25 a 27 de outubro com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber coloca novembro como data de definição para segunda vaga na F1 2025

