5 coisas que aprendemos no GP dos Países Baixos, 15ª etapa da Fórmula 1 2024

Lando Norris aproveitou a pole e, mesmo com uma largada muito ruim, superou Max Verstappen e disparou para vencer com autoridade em mais uma demonstração de força bruta da McLaren nos Países Baixos. A Ferrari deu sinais de vida e, de novo, trocou de corpo com a Mercedes

A McLaren e Lando Norris atropelaram a concorrência no GP dos Países Baixos. Neste domingo (25), mesmo com mais uma largada tenebrosa, o inglês se recuperou, passou por Max Verstappen sem tomar conhecimento e disparou na ponta, vencendo com 22s de frente para o tricampeão, que nunca havia perdido uma corrida em casa.

No entanto, o segundo lugar em Zandvoort deve ser valorizado por Max, que somou pontos importantes pensando na briga pelo campeonato. Oscar Piastri, companheiro de Norris, não foi nem ao pódio, vendo o troféu escapar e ir parar nas mãos de Charles Leclerc, em sinal de vida da Ferrari.

Carlos Sainz foi quinto, fazendo boa corrida de recuperação depois de nem passar para o Q3 no sábado. A Mercedes, por sua vez, teve uma oscilação que lembrou seus piores momentos, com George Russell e Lewis Hamilton em sétimo e oitavo, atrás ainda de Sergio Pérez. Pierre Gasly, em jornada muito inspirada, e Fernando Alonso completaram o top-10.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP dos Países Baixos, 15ª etapa da Fórmula 1 2024:

Lando Norris venceu o GP dos Países Baixos com a mais profunda autoridade (Foto: McLaren)

McLaren tritura rivais em vitória acachapante com Norris

Norris teve mais uma largada muito ruim e isso vai precisar ser tema de trabalho mais para frente, mas isso ficou totalmente em segundo plano diante de tanto domínio nos Países Baixos. Lando teve ritmo de sobra o fim de semana todo e, mesmo com a largada terrível, não encontrou problema algum no decorrer da prova: aproximou-se e passou Verstappen sem problemas e aí sumiu na frente, abrindo quase 25s em cima do dono da casa. Um atropelo que comprova como a McLaren, hoje, é superior.

Piastri decepciona e precisa acordar rápido se McLaren quiser sonhar com Norris

Depois de uma sequência positiva em que parecia capaz de destronar Norris internamente na McLaren, Piastri teve um GP dos Países Baixos bem frustrante. Outro que largou mal, mas, diferentemente de Lando, não se recuperou. Ficou preso em Leclerc em estratégia estranha da equipe laranja, mas também não teve muita ação para superar o rival. E Oscar é peça chave se Norris quiser ser campeão, justamente para poder roubar pontos de Verstappen. Precisa reagir já na Itália para ajudar o time.

Verstappen perde invencibilidade em casa, mas salva bons pontos para tetra

A derrota nunca é boa, mais ainda quando é na corrida de casa, especialmente se você tinha uma invencibilidade lá. Mesmo assim, com tudo isso, não dá para dizer que Verstappen sai 100% chateado de Zandvoort. Max, na verdade, precisa valorizar o resultado porque claramente a Red Bull tem problemas e, no fim das contas, foram só 8 pontos perdidos para Norris. Num cenário de metade já final da temporada, é pouca coisa.

Leclerc vai ao pódio, Sainz tem bela reação e Ferrari volta a lutar

A Ferrari deu sinais de vida! Depois de um pódio que caiu do céu na Bélgica, agora o time italiano fez muito por merecer o troféu nos Países Baixos: acertaram tática, tiveram ritmo e boas pilotagens da dupla. Leclerc ficou em terceiro, superando Piastri, enquanto Sainz levou a melhor contra Pérez e as Mercedes, mesmo largando apenas de décimo. Falta ainda velocidade de reta, e isso preocupa para a corrida de casa, na Itália, mas o cenário melhorou consideravelmente. Não parece que vem fiasco em Monza, não.

Charles Leclerc salvou um belo pódio nos Países Baixos (Foto: AFP)

Corrida apagada de Russell liga sinal de alerta na Mercedes

A tradicional troca de corpos entre Mercedes e Ferrari parece ter acontecido de novo em Zandvoort. Então em ótima fase, os prateados sucumbiram e tiveram um fim de semana estranhíssimo: sábado péssimo de Hamilton, domingo fraco toda vida de Russell. O resultado foi George em sétimo, exatamente na frente de Lewis, quer dizer, eles não andaram bem juntos em nenhum momento. Faltou carro, principalmente, mas também estratégia para o único time que resolveu ter duas paradas no grupo da frente. Confuso.

Fórmula 1 retorna de 30 de agosto a 1º de setembro em Monza, para a disputa do GP da Itália, 16º da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.