5 coisas que aprendemos no primeiro dia da pré-temporada da F1 2024 no Bahrein
Max Verstappen e a Red Bull trituraram a concorrência no primeiro dia de atividades da F1 2024. A pré-temporada do Bahrein começou com domínio dos austríacos e uma briga boa entre McLaren e Ferrari pelo segundo posto
O primeiro dia de pré-temporada da F1 2024 no Bahrein foi de balde de água fria para quem esperava um começo de ano equilibrado. Ainda que sejam apenas testes, Max Verstappen, nesta quarta-feira (21), colocou mais de 1s1 em cima de Lando Norris e Carlos Sainz.
Além do domínio da Red Bull e de Ferrari e McLaren bem pertinho uma da outra, o crescimento esperado da RB também foi visto com Daniel Ricciardo. Aston Martin, Alpine e até a Mercedes foram times que flutuaram ali pelo meio do pelotão.
No fundo da fila, a Sauber e a Williams ficaram próximas, mas os britânicos sofreram com problemas de confiabilidade que os suíços não encararam. A Haas, distante toda vida, amargou a última colocação com gosto.
E o GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no dia 1 da pré-temporada da F1 no Bahrein.
O RB20 tem tudo para ser um assombro completo
Sim, o RB20 realmente tem aquela espécie de ‘meiopod’, aquela agressividade toda mostrada na apresentação. A Red Bull, sim, resolveu se reinventar mesmo depois de praticamente ter tido 100% de aproveitamento em 2023. E o resultado, aparentemente, foi ótimo. Primeiro dia com Verstappen foi dos sonhos, o carro tem tudo para dominar de novo. E agora com novo conceito. Adrian Newey é mesmo genial.
Horner sem uniforme indica fim da linha na Red Bull
Nem tudo na Red Bull são flores. O provável único problema do time é um senhor problema: Christian Horner. Investigado internamente, o chefe da equipe parece cada vez mais fora do comando, prova disso foi ter aparecido sem uniforme no Bahrein. Depois de ter sido figura central na apresentação do RB20, Horner ficou bem mais escondido nos testes, depois de uma semana para lá de conturbada, com cartas de F1 e FIA, posicionamento forte da Ford e a matéria do De Telegraaf, dizendo que a acusação contra Christian seria de assédio sexual e denunciando uma tentativa de acordo financeiro pelo silêncio da vítima.
McLaren e Ferrari confirmando expectativas: andando lado a lado
Tudo bem que ambas muito mais atrás da Red Bull do que poderia se imaginar, mas o fato é que o dia 1 viu McLaren e Ferrari juntinhas. É bacana e confirma uma tendência vista desde o final de 2023. No momento, deve ser aí o duelo pela segunda posição, com conceitos bem diferentes entre elas.
Mercedes vive primeiro dia duro, deve ser tendência do começo do ano
Como quase tudo é totalmente novo depois da ‘Era Zeropod’, a Mercedes deve demorar um pouco até chegar no ritmo ideal com o carro de 2024. O que se viu no primeiro dia da pré-temporada do Bahrein foi um projeto muito no começo, total primeiros passos. George Russell falou que foi uma estreia positiva, a gente desconfia um pouco. Mercedes deve sofrer no início do ano, mas depois melhora. Ou não?
RB se destaca no resto do pelotão. E Haas passa vergonha
Desde que a RB assumiu que iria adotar uma ‘filosofia da Red Bull’, a expectativa era alta. Em 2023, isso serviu para tirar a então AlphaTauri da lanterna. Agora, é papo de se meter de verdade no meio do pelotão, incomodar Alpine e Aston Martin. No primeiro dia da pré-temporada, foi assim mesmo, com Daniel Ricciardo infiltrado entre os principais times. Há potencial ali. Aston Martin e Alpine oscilaram próximas da RB e da Mercedes, enquanto Sauber e Williams ficaram perto, mas os britânicos tiveram mais problemas. Na Haas, sinal de alerta disparadíssimo, com um carro que não era capaz de andar a menos de 4s do líder.
O segundo dia de testes começa nesta quinta-feira, às 4h (de Brasília). Todas as sessões são transmitidas pela F1 TV e recebem cobertura total do GRANDE PRÊMIO, com a análise do Briefing após cada dia de atividade.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!