5 coisas que aprendemos no sábado do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 2024
A McLaren ampliou o que já era um favoritismo gigantesco rumo ao título do Mundial de Construtores no GP de Abu Dhabi. Lando Norris e Oscar Piastri formam uma primeira fila toda papaia, enquanto Charles Leclerc piorou o que já era ruim e larga na última fila. Carlos Sainz, aparentemente, vai ter de tentar o milagre sozinho
A McLaren já era muito favorita ao título do Mundial de Construtores, mas conseguiu ficar ainda mais neste sábado (7) em Abu Dhabi. Os papaias confirmaram o favoritismo e garantiram a primeira fila do grid, com Lando Norris na frente de Oscar Piastri, mas foram além: se Carlos Sainz ainda salvou um terceiro lugar, Charles Leclerc caiu no Q2 e, punido anteriormente, larga na última fila, piorando o cenário para a Ferrari.
No meio disso tudo há um Max Verstappen em modo férias e uma Red Bull estranha. A equipe austríaca pareceu melhorar sensivelmente de um dia para o outro, mas perdeu força total no Q3, enquanto Max também cometeu seus erros nas voltas rápidas. A notícia boa, se é que dá para chamar assim, foi Sergio Pérez de volta à sessão que define a pole.
Na Mercedes, caos. George Russell teve classificação tímida e larga em sétimo, mas Lewis Hamilton foi bem pior, viu um cone grudar no assoalho e caiu ainda no Q1, mais uma vez. Os dois podem sofrer de verdade com a ‘F1 B’, especialmente com Pierre Gasly e Nico Hülkenberg, que largam no grupo da frente e brigam, entre eles, pelo posto de melhor do pelotão intermediário. Vale muito também para as equipes, que batalham pelo G6 e por milhões de dólares.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sexta-feira do GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 2024:
McLaren amplia favoritismo ao aparecer na hora certa no Q3
A McLaren agora tem aproximadamente uma mão e quatro dedos na taça do Mundial de Construtores da F1 2024. A vantagem era boa, ficou enorme com a punição de Leclerc e terminou o sábado gigantesca com o 1-2 de Norris e Piastri no grid e a queda do monegasco da Ferrari ainda no Q2. Ou seja, Charles larga em último e os papaias, com o melhor carro do fim de semana, tendem a controlar tudo desde o apagar das luzes. Está tão na mão que nem mesmo a operação McLaren 2024 parece capaz de estragar.
Só hecatombe salva Ferrari depois de mais um dia de baque para Leclerc
O outro lado da briga pelo título é de melancolia no momento. Em meio à despedida de Sainz e as bonitas homenagens ao espanhol, a Ferrari padece em Yas Marina. Carlos ainda foi terceiro na classificação e passou muito perto de beliscar Piastri, em uma eventual primeira fila que seria fundamental para aprontar amanhã. De terceiro, fica mais difícil. Sozinho, com Leclerc saindo de 19º, pior ainda. Vão precisar de quebras da McLaren, bandeira vermelha, coisas do tipo.
Red Bull ganha vida de novo. Mas morre misteriosamente no Q3 de Abu Dhabi
O começo da classificação dava sinais de que Verstappen teria um GP do Catar 2.0, em que basicamente era figurante antes da definição do grid e, nela, ganhava vida assustadoramente com o RB20. Só que o sentimento passou no Q3. O neerlandês errou na primeira volta a perdeu a chance de, de repente, pegar uma primeira fila, mas a segunda tentativa mostrou que o carro segue distante dos rivais diretos. Ao menos Sergio Pérez larga em décimo, é quase uma vitória pela série recente.
Mercedes perde vida de novo. E Hamilton fica no Q1 de Abu Dhabi
Na análise de ontem, temíamos que Hamilton fosse dizer que era o “pior carro do ano” depois de uma boa sexta-feira. Não foi o caso, o inglês até elogiou a performance, problema foi que deu tudo errado. Russell chegou ao Q3, mas ali faltava algo no acerto, claramente. Lewis, enquanto isso, ficou de novo no Q1, mas com um azar colossal: depois do timing ruim para sair no meio do tráfego, recebeu um cone diretamente no assoalho.
Gasly x Hülkenberg: o choque dos melhores da ‘F1 B’ vale G6 e milhões de dólares
Gasly e Hülkenberg são os melhores pilotos da ‘F1 B’ em 2024 e nem parece haver muita discussão sobre isso, mas o duelo dos dois tende a ser daqueles em Abu Dhabi. Nico fez uma classificação brilhante, só que uma punição o jogou para sétimo, duas posições abaixo de Pierre, que também foi fantástico no sábado em Yas Marina. É uma briga franca pelo top-10 do Mundial de Pilotos, mas, mais ainda: vale o sexto lugar e alguns bons milhões para Haas ou Alpine no Mundial de Construtores. Vale acompanhar de perto.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: “Correndo unidos”: GPDA põe Verstappen e Russell juntos em foto oficial pré-Abu Dhabi