5 coisas que aprendemos no sábado do GP de São Paulo da Fórmula 1 2024
O sábado de GP de São Paulo foi dos mais estranhos da temporada da F1. Depois de uma sprint controversa e com uma McLaren que, mesmo atrapalhada, venceu, a classificação não aconteceu, com uma tempestade que abalou a etapa e mexeu fortemente na programação de domingo
O sábado (2) do GP de São Paulo em Interlagos foi, possivelmente, o dia mais caótico da temporada 2024 da Fórmula 1. A sprint aconteceu, livre da chuva, mas a tormenta veio pela tarde e a confusão aconteceu. A classificação foi adiada e a nova programação simplesmente assusta.
O domingo (3) vai ter a classificação cedíssimo, logo às 7h30 (em Brasília). Depois, a corrida, também adiantada. Agora, a largada está prevista para 12h30, em um dia que promete ter chuva o tempo inteiro.
Dentro da pista, só rolou corrida sprint. A McLaren confirmou o favoritismo, mas com drama e controvérsia, já que Oscar Piastri demorou para dar passagem a Lando Norris e, depois, ainda teve um safety-car virtual que veio em hora esquisitíssima, justamente depois do time papaia efetuar a troca.
Max Verstappen cruzou a linha final em terceiro, mas caiu para quarto depois de tomar mais uma punição, desta vez por infração no próprio safety-car virtual. Assim, Charles Leclerc subiu para terceiro. Carlos Sainz foi quinto, enquanto George Russell, Pierre Gasly e Sergio Pérez fecharam a zona de pontos. Lewis Hamilton, apagadíssimo, foi 11º.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP de São Paulo, 21ª etapa da Fórmula 1 2024:
Chuva bagunça coreto e prepara caos inacreditável para domingo em Interlagos
Classificação 7h30 da manhã de um domingo com corrida acontecendo no Brasil, que tal? Pois é, parece absurdo lendo e realmente é absurdo. Tem tudo para ser uma sessão extremamente apagada para o público local e a previsão é de caos também na chegada ao autódromo, o que já aconteceu com força no sábado. Para domingo, portões abrem 6h30, ou seja, num período curtíssimo antes da ação de pista começar. É torcer para dar tudo certo, mas o caos é impressionante. Tudo isso diante de uma previsão de chuva simplesmente o dia todo.
McLaren inventa sarna para se coçar, mas vence sprint em São Paulo
Inacreditável também é o que fez a McLaren mais cedo. Já começou com Piastri fechando Norris na largada, indo contra todos os prognósticos possíveis e declarações ouvidas. Depois, o australiano seguiu imprimindo o ritmo que bem queria e esqueceu Norris atrás. Aí fecha tudo com a própria McLaren, pressionada por Leclerc e Verstappen, sugerindo uma troca de posições só na última volta, o que quase, muito quase, não foi possível pela quebra de Nico Hülkenberg. Desnecessário e, mais uma vez, prova de quem ainda bobeia muito.
Red Bull enfim apresenta ritmo e ajuda Verstappen a competir
A surpresa positiva do dia foi a Red Bull. Diante de uma McLaren que não sobrou como poderia se imaginar com Piastri na ponta e Norris limitado pelo companheiro, Verstappen foi, por vezes, o homem mais rápido da pista. E ainda teve Pérez, sim, ele, em boa corrida de recuperação depois de longo e tenebroso inverno. Não é garantia alguma de que isso vai seguir e a impressão é que Lando talvez consiga imprimir ritmo bem mais forte do que Oscar apresentou hoje, mas a Red Bull parece viver.
Ferrari decepciona e vira dúvida para briga no domingo em São Paulo
A Ferrari não foi bem, não. É verdade que colocou os dois carros no top-5 e ainda teve Leclerc em terceiro pela punição de Verstappen, mas é muito pouco. Pouco em termos de resultado, pensando na briga pelo Mundial de Construtores, mas especialmente em ritmo. Não foi legal, Charles ficou sem pneus perseguindo os líderes e Sainz não conseguiu acompanhar. A ver se não acham a fórmula mágica para domingo.
Mercedes sofre de novo e disputa sprint com ‘F1 B’
A Mercedes teve mais um dia de cão. Russell até foi melhorzinho e fez uma corrida segura na sexta posição, mas o drama de Hamilton chamou a atenção. O heptacampeão simplesmente empacou no meio do pelotão intermediário e foi ganhando posições aos trancos e barrancos. Mesmo assim, nada de pontos conquistados e a sensação de que o dia amanhã vai ser longo de novo. Quem sabe a chuva ajuda?
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No domingo (3), a classificação está marcada para 7h30, enquanto a largada acontece às 12h30. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto se desvincula da McLaren e encaminha acordo com Audi na Fórmula 1