A 100 dias do início da temporada 2016, Pirelli escolhe pneus médios, macios e supermacios para GP da Austrália

Na esteira da nova regra de escolha de pneus que a F1 vai implementar para 2016, as equipes devem escolher dois entre os três tipos de compostos que a Pirelli disponibilizará para Melbourne: médios, macios e supermacios. A escolha bastante antecipada se deve às determinações para corridas fora da Europa, que devem ser definidas pelas equipes 14 semanas antes de cada prova

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Faltam 100 dias para a largada do GP da Austrália, prova que abre a temporada 2016 do Mundial de F1. Mas ao menos para a Pirelli, o campeonato já começou pra valer nesta sexta-feira (11). Cumprindo a nova determinação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a escolha dos pneus, a fornecedora de Milão teve de escolher três dentre os agora seis (com a adoção dos ultramacios) compostos para pista seca que as equipes vão utilizar em Melbourne, no fim de semana entre 18 e 20 de março. São eles: médios, macios e supermacios.
 
A escolha bastante antecipada se deve às determinações para corridas fora da Europa, que devem ser definidas pelas equipes 14 semanas antes de cada prova, tempo necessário para que a Pirelli possa preparar todos os pneus antes do embarque.
A Pirelli anunciou nesta sexta-feira a escolha dos pneus já para a primeira prova de 2016, na Austrália (Foto: AP)
“Os competidores devem informar a FIA, com não menos de oito semanas de antecedência do início de cada evento realizado na Europa e 14 semanas antes do início de cada evento realizado fora da Europa, qual especificação de pneu de pista seca querem usar para cada piloto no evento”, diz o regulamento.
 
Assim como acontece com a prova da Austrália, os times terão de correr alguns riscos com a escolha de pneus no início da temporada, nas corridas seguintes, de China e Bahrein, uma vez que os carros só começam a ser testados na pré-temporada em fevereiro, na pista de Barcelona.
 
A fornecedora, seguindo o novo regulamento da FIA, disse que as equipes precisam usar, em algum ponto da corrida, ao menos um set de pneus médios ou um de pneus macios. Para a fase final da classificação, o Q3, a Pirelli vai disponibilizar um jogo de pneus supermacios.
 
Segundo a Pirelli, na esteira das novas regras de pneus, cada piloto deverá economizar um jogo de pneus dos mais macios dentre os três compostos predeterminados para o Q3. Este set será devolvido para a Pirelli, no caso dos pilotos que avançarem para o Q3 e se colocarem entre os dez primeiros do grid, mas os outros pilotos vão mantê-los para a corrida. 
 
As equipes são livres para a escolha dos jogos remanescentes. Ao todo, serão 13 jogos disponibilizados para o fim de semana. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #10: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.