Acidente entre dupla da Red Bull muda GP do Azerbaijão e faz Hamilton vencer pela primeira vez em 2018
A Red Bull planejava dar o pulo do gato com uma estratégia diferente, mas acabou colocando tudo a perder em um acidente entre seus dois pilotos. Aí todo mundo reagiu na estratégia, mas um furo de pneu de Valtteri Bottas acabou ajudando Lewis Hamilton a vencer pela primeira vez no ano
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
A Red Bull criou uma sequência de eventos que culminou com a primeira vitória de Lewis Hamilton e da Mercedes em 2018. A equipe austríaca planejava dar o pulo do gato com uma estratégia diferente, mas acabou colocando tudo a perder em um acidente entre seus dois pilotos. Daniel Ricciardo tentou a ultrapassagem em cima de Max Verstappen, mas uma manobra polêmica do holandês acabou gerando uma batida que tirou ambos da prova. E foi neste momento, com dez voltas para o fim, que o GP do Azerbaijão mudou.
A Mercedes aproveitou a chance desta vez e chamou Valtteri Bottas, que vinha em um primeiro lugar circunstancial, aos boxes para a troca de pneus. O finlandês, então, figurou em primeiro, com Sebastian Vettel em segundo e Hamilton em terceiro. Kimi Räikkönen e Sergio Pérez no top-5. Na relargada, o #77 escapou na ponta, trazendo um Vettel, que errou na freada da curva 1 e foi perdendo posições para o companheiro de Ferrari e também para o mexicano da Force India.
Mas não tinha acabado ainda. A volta seguinte viu o pneu traseiro direito de Bottas estourar. O infortúnio colocou o inglês na ponta, que apenas conduziu o W09 #44 até a bandeirada. Räikkönen cruzou em segundo, à frente de um incrível Pérez. Vettel? Acabou apenas em quarto e acabou perdendo também a liderança do campeonato.
Confira como foi o GP do Azerbaijão de F1
A sequência da primeira da volta ainda viu uma batida entre Fernando Alonso e Sergey Sirotkin, que ficou espremido entre o espanhol e Carlos Sainz. O russo teve o mesmo destino de Ocon. Já o bicampeão danificou os pneus dianteiros e traseiros do lado direito e não teve alternativa a não ser voltar aos boxes para a troca dos pneus.
Lá na frente, Vettel seguiu seu ritmo forte, andando, inclusive, mais rápido que Hamilton, que guiava em cima de pneus novos. Bottas surgia no meio, mas sem qualquer esboço de ataque. Mais atrás, Verstappen tentava pressionar Hamilton pelo terceiro lugar. Mas acabou tendo de lidar com Ricciardo. O australiano se mostrava mais rápido – até com a volta mais rápida da corrida – e chegou em Max, emparelhou com o carro do holandês, mas o #33 respondeu e anulou o ataque do companheiro de Red Bull.
Enquanto isso, o líder Vettel decidiu que era hora de parar. O ferrarista foi aos boxes na 31ª passagem e mudou os supermacios pelos macios. Seb retornou à pista em segundo, 11s atrás de Bottas e 7s à frente de Hamilton – diferença, aliás, que já tinha antes do primeiro pit-stop do inglês. Verstappen, Ricciardo, Räikkönen, Pérez, Grosjean, Sainz e Leclerc completavam os dez primeiros.
Sistematicamente mais rápido, Ricciardo chegou em Verstappen novamente. Mas agora não teve jeito: o australiano chegou forte no fim da volta 34 e usou a longa reta para superar o companheiro de equipe. Max já vinha se queixando do desgaste dos pneus. Mais à frente, Bottas seguia na pista e sustentava 12s para Vettel, que tinha 7s para Hamilton, que esboçava uma reação.
Aí chegou enfim o momento da Red Bull chamar seus pilotos aos boxes. E Ricciardo foi o primeiro a ir. A estratégia foi trocar os supermacios pelos ultramacios para completar as 13 últimas voltas da corrida. Verstappen parou um giro depois, obedeceu à mesma tática e ainda retornou à frente do colega de equipe.
Por conta do incidente, o safety-car foi acionado na volta 39. A Mercedes tratou, então, de chamar Bottas e também Hamilton. A Ferrari fez o mesmo com seus dois pilotos. Todos mudaram para os ultramacios. E muita gente foi na mesma balada. Assim, a ordem atrás do SC era: Bottas, Vettel, Hamilton, Räikkönen, Pérez, Grosjean, Sainz, Leclerc, Stroll, Alonso, Magnussen, Gasly, Hartley, Vandoorne e Ericsson.
E foi ainda sob o comando do safety-car que a prova viu o acidente mais bizarro. Tentando ganhar temperatura dos pneus, Grosjean acabou exagerando na freada e rodou, batendo com força no muro. Por isso, o período com o carro de segurança foi maior.
F1, GP do Azerbaijão, Classificação final:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 51 voltas | |||
2 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +2.460 | |||
3 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +4.024 | |||
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | +5.329 | |||
5 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | +7.515 | |||
6 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | +9.158 | |||
7 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | +10.931 | |||
8 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +12.546 | |||
9 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | +14.152 | |||
10 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | +18.030 | |||
11 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +18.512 | |||
12 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | +24.720 | |||
13 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +30.663 | |||
14 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +3 voltas | NC | ||
15 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +8 voltas | NC | ||
16 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | +11 voltas | NC | ||
17 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +11 voltas | NC | ||
18 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +40 voltas | NC | ||
19 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +50 voltas | NC | ||
20 | 35 | Sergey Sirotkin | RUS | Williams Mercedes | +50 voltas | NC | ||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:40.593 | 24/06/2017 | |||
Melhor volta | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:43.441 | 25/06/2017 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.