determinarTipoPlayer(“15804435”, “2”, “0”);
Em entrevista à rádio espanhola ‘Cope’ na última segunda-feira, Alonso contou que sua principal preocupação estava em não receber impacto algum na cabeça.
“Tudo o que você quer quando você capota é que sua cabeça não esteja exposta nem contra o muro, nem contra uma vala e tampouco contra o solo, porque pode se tornar uma lesão grave. Você se encolhe um pouquinho, tenta ficar bem pequeno dentro do habitáculo para que logo pare [de capotar] e que não haja nenhuma batida na cabeça”, comentou o piloto.
Fernando Alonso saiu do seu carro, totalmente destruído, após o forte acidente na Austrália (Foto: Getty Images)
Companheiro de equipe de Alonso na McLaren, Jenson Button, entende que, caso o MP4-31 já estivesse equipado com o Halo, o espanhol talvez teria um pouco mais de dificuldades para sair do carro. Mas, ainda assim, seria uma solução melhor em relação a cockpits totalmente fechados.
“Há um risco maior para a segurança quando há coisas batendo na sua cabeça do que qualquer coisa que aconteça quando seu carro está de cabeça para baixo. É muito incomum haver um problema de vazamento de combustível ou qualquer coisa do tipo porque você tem a célula de sobrevivência, e a forma como os tanques de combustíveis são concebidos indicam que isso não vai acontecer”, comentou.
“Acho que é melhor ter um sistema Halo. Acho que demoraria um pouco mais para tirá-lo do carro, mas se o piloto estiver bem, isso não importa”, acrescentou.
Alonso disse que se encolheu no carro para evitar um impacto maior na cabeça durante o acidente (Foto: Reprodução)
Por sua vez, Alonso levantou a questão de sair do carro rapidamente, algo que o piloto tratou de fazer tão logo viu que seu McLaren tinha parado de capotar e que ele estava bem. “É algo que você precisa analisar e investigar porque, obviamente, eu tive um pouco de espaço para sair e foi fácil para deixar o carro”.
“Precisamos ver se com o Halo isso se tornaria mais fácil”, emendou o bicampeão do mundo durante entrevista coletiva pouco depois de ter sofrido o acidente no circuito de Albert Park, em Melbourne.
Mas Niki Lauda acredita que o Halo acarretaria uma proteção nula em casos como esse. “Neste acidente, o Halo não teria feito nada”, analisou o austríaco, tricampeão mundial de F1 e atualmente presidente não-executivo da Mercedes.
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.