Acuada em julgamento, Mercedes aponta para rival: “Se nós estamos errados, a Ferrari também”

Paul Harris, advogado da Mercedes, segue defendendo a inocência da equipe, mas afirma que, se o time de Brackley for condenado, não há razão para que Ferrari saia livre das acusações. Equipe italiana fez um teste com a Pirelli no Bahrein, mas usou o carro de 2011

A Mercedes está sendo julgada nesta quinta-feira (20) por suspeita de ter quebrado o regulamento da F1 com o teste realizado com a Pirelli após o GP da Espanha. O time de Brackley usou o carro de 2013 no exercício feito em Montmeló.
 
Apesar de alegar inocência, a Mercedes afirma que se for considerada culpada, a Ferrari também deveria ser responsabilizada pelo teste que realizou no Bahrein com a fabricante de pneus. Ao contrário do time de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, entretanto, a escuderia de Maranello usou o bólido de 2011, guiado por Pedro de la Rosa. 

A FIA julgou que é permitido usar um carro de dois anos atrás, mas para Paul Harris, advogado do time de Brackley, o Artigo 22 do regulamento diz que os carros não podem estar “substancialmente em conformidade” com as regras atuais. 
 
“Nossa posição é a de que, se nós estamos errados na interpretação do que o [Artigo] 22 significa e nós conduzimos o teste, portanto descumprimos o regulamento, acontece que a Ferrari também descumpriu”, apontou. “Eles geriram o carro deles na pista e nós argumentamos que o carro deles está substancialmente em conformidade com o regulamento”, continuou. 
 
“Não é certo dizer que se a Ferrari usou um carro de 2011, então aquele carro 2011 não esta substancialmente em conformidade com as regras de 2012 e 2013”, comentou. “Só tem uma diferença de meio segundo entre os carros de 2011 e de 2013, mostrando que as diferenças entre 2011 e 2013 são minúsculas em termos de performance.”
 
Ainda, a Mercedes revelou que a Ferrari teve outro teste com a Pirelli, ainda em 2012, quando Felipe Massa completou 1000 km antes do GP da Espanha. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.