Administrador afirma que Caterham depende de comprador para participar da pré-temporada da F1 na Espanha

Henry Shinners, um dos administradores legais da Caterham, afirmou à BBC que se um comprador não for encontrado, a equipe dificilmente fará parte dos testes de pré-temporada da F1 em 2015. A esquadra atravessa grave crise financeira. O gestor também já colocou em dúvida a participação do time na primeira etapa do Mundial, na Austrália, em março

Os atuais administradores da Caterham afirmaram que não pretendem financiar os testes de pré-temporada da equipe se um comprador não for encontrado a tempo. A primeira bateria de treinos coletivos para o Mundial 2015 está marcada para a pista de Jerez de la Frontera, a partir do dia 1º de fevereiro. E a etapa de abertura do campeonato acontece em 15 de março, na Austrália.

"As negociações com as partes interessadas continuam, mas se não encontrarmos um comprador antes dos testes, nós não vamos colocar dinheiro para a equipe ir para a Espanha", disse Henry Shinners, um dos administradores da equipe, em entrevista à BBC.

Kamui Kobayashi defendeu a Caterhamn o GP de Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Shinners declarou ainda que se a situação não mudar, a Caterham pode também ficar de fora da temporada. "Eu não descarto nada, mas se chegarmos à primeira etapa nessa mesma posição, as chances de salvar a equipe são praticamente nulas", completou.

O time, que tem sede na cidade inglesa de Leafield, atravessa uma séria crise financeira e está sob a administração legal desde outubro do ano passado, quando boa parte os funcionário também foi dispensada. A esquadra também perdeu duas das últimas três corridas da temporada 2014 — EUA e Brasil. E participou só da etapa final, em Abu Dhabi, graças a uma vaquinha online. Kamui Kobayashi e Will Stevens representaram o time.

Em dezembro passado, os gestores revelaram que estavam em negociações com três compradores. Ainda segundo a reportagem da emissora britânica, os mesmos interessados ainda estão em conversa com a cúpula do time. Porém, uma oferta formal não foi feita.

"Precisamos começar a nos mexer nas próximas semanas se o negócio permanecer como está", acrescentou Shinners.

FORTES DEMAIS
Apesar da má fase, a Ferrari pode, sim, reagir e passar a representar uma ameaça em breve. É o pensamento de Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, que alertou para a força da parceria formada com o recém-contratado Sebastian Vettel. A Ferrari, por toda a estrutura e tradição que tem, com Vettel, um tetracampeão, vão dar juntos início a um novo ciclo, e é de se esperar, na visão de Wolff, que o time consiga um resultado melhor do que o da temporada 2014.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

HÜLK: CARROS FICARAM MAIS DIFÍCEIS EM 2014
A temporada de Nico Hülkenberg foi até acima do esperado. O piloto da Force India pontuou nas dez primeiras provas do ano e foi o principal chamariz da equipe em sua melhor temporada desde que foi criada. Mas as coisas não foram tão tranquilas com o novo V6 turbo. Segundo Hülkenberg, guiar o carro que a F1 passou a usar em 2014 é mais difícil que os impulsionados pelos V8 aspirados que eram utilizados até 2013. Para o alemão tem sido mais complicado guiar em 2014 especialmente por causa da diminuição de downforce.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.