Newey diz que teto de gastos “é uma pena”: “F1 não é mais indústria que melhor paga”
Adrian Newey lamentou o teto de gastos da Fórmula 1 e disse que deve haver uma forma melhor de controlar o orçamento das equipes sem comprometer salários de funcionários
A Fórmula 1 vive desde 2021 sob um rigoroso teto de gastos que limita o orçamento das equipes com o intuito de tornar a disputa mais apertada e diminuir a diferença entre as equipes de baixo e as do topo. No entanto, para Adrian Newey, o sistema é falho e provoca a migração de muitos funcionários para outras categorias ou setores.
O projetista recém-contratado pela Aston Martin afirmou em entrevista ao Auto Motor Und Sport que o gasto das equipes precisam ser controlados, mas de outra forma. Com o teto implementado, a Fórmula 1 deixou de ser a categoria que melhor paga no mundo e está perdendo empregados até para o Mundial de Endurance (WEC), como destacou Newey.
Em 2021, quando foi instaurado, o teto de gastos girava em torno de US$ 145 milhões (cerca de R$ 849 milhões). No entanto, hoje esse valor caiu e está na casa dos US$ 135 milhões (R$ 790 milhões).
“Acho uma pena o teto de gastos. Deve haver uma forma de controlar o custo, ou certamente os benefícios de gastar mais, para que não se torne simplesmente uma corrida armamentista onde a equipe com o maior orçamento vence”, disse Newey.

“Isso significa, na verdade, que a Fórmula 1 não é mais a indústria que melhor paga. Na Red Bull, perdíamos principalmente pessoas para outras equipes, mas agora estamos perdendo pessoas para empresas de tecnologia, porque pagam melhor. Estamos perdendo recém-formados porque a Fórmula 1 não é mais a indústria que mais paga. Vamos apenas dizer que está envolvida em muitas penalidades inesperadas”, acrescentou Newey.
Para 2026, ano que marca as entradas de Cadillac e Audi no grid, assim como a implementação do novo regulamento técnico, o teto de gastos vai subir para US$ 215 milhões (aproximadamente R$ 1,3 bilhões).
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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