Newey vê “momento oportuno para novos desafios” e agradece Red Bull: “Foi uma honra”
Adrian Newey finalmente oficializou, junto à Red Bull, que está de saída da companhia dos energéticos. Na despedida, agradeceu a equipe e afirmou que terá novos desafios em breve
A notícia chegou, finalmente. Após dias de expectativa, foi na manhã desta quarta-feira (1) que Red Bull e o diretor-técnico Adrian Newey anunciaram, em conjunto, que está chegando ao fim a parceria que durava desde a temporada 2006. Newey fica até o começo do ano que vem, mas fora do time da Fórmula 1. É tempo, então, de agradecer. Mas reconhece que tem novos desafios pelo caminho.
No anúncio de despedida, Newey não se escondeu. Falou abertamente que quer novos desafios na carreira — embora não tenha dito que são desafios na Fórmula 1, é nisso que se acredita. Por enquanto, no restante do tempo até a saída da Red Bull, na primeira parte de 2025, cuidará apenas do projeto do hipercarro RB17, longe do dia a dia da F1.
“Por quase duas décadas, foi uma grande honra ter desempenhado um papel fundamental no progresso da Red Bull, que foi de novata a equipe vencedora com vários títulos”, afirmou.
“No entanto, sinto que agora é um momento oportuno para procurar novos desafios para mim. Os estágios finais de desenvolvimento do RB17 [hipercarro] estão chegando, então, pelo restante do meu tempo com a equipe, meu foco estará lá”, seguiu.
Por fim, coube o agradecimento ao time que ajudou a construir e vencer sete Mundiais de Pilotos e seis de Construtores.
“Gostaria de agradecer às muitas pessoas incríveis com quem trabalhei na Red Bull em nossa jornada nos últimos 18 anos por seu talento, dedicação e trabalho duro. Foi um verdadeiro privilégio e estou confiante de que a equipe de engenharia está bem preparada para o trabalho de evolução final do carro no período de quatro anos deste regulamento”, finalizou Newey.
É fato conhecido que o veterano engenheiro ficou bastante incomodado por conta da queda de braço pelo controle da companhia entre Christian Horner/divisão tailandesa e Helmut Marko/divisão austríaca. E, sem querer se envolver, sentiu-se cada vez mais escanteado do projeto da F1 para cuidar do hipercarro RB17.
A Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!