Agora na F-E, Bird afirma que pilotos precisam ter "poço sem fundo" de dinheiro para entrar na F1: "Não olham para você"

Sam Bird, agora piloto na Virgin da F-E, onde já venceu na temporada, mostrou preocupação com o futuro da F1 sob a situação de pilotos pagantes terem mais chances de entrar na categoria. O inglês ressaltou que os grandes nomes da categoria não irão guiar para sempre, e a F1 precisa de substitutos

Ex-piloto reserva da Mercedes, Sam Bird criticou o modo como as equipes de F1 se interessam por pilotos com dinheiro na comparação com pilotos de bom currículo e resultados, mas sem dinheiro. Bird, agora na F-E, onde já venceu uma corrida, demonstrou uma preocupação com o futuro da competição.
 
De acordo com Bird, os pilotos talentosos precisam ter um "poço sem fundo" de dinheiro para que chamem a atenção dos times. O inglês até disse que não importa muito para a F1 se ele ganha provas na F-E ou em outras categorias.
 
"A F1 não vai olhar para isso e pensar na minha qualidade e vai querer me contratar a menos que eu tenha um poço sem fundo de dinheiro. Eles não olham mais para você", afirmou Bird à revista 'Autoweek'.
 
O piloto destacou que há a necessidade de estocar talento para que a F1 não fique sem alternativas quando os atuais grandes nomes da categoria encerrarem suas participações. E destacou que é um círculo vicioso para os times, que precisam dos pontos para conseguirem premiações para arrecadarem dinheiro para conquistar pontos no ano seguinte.
Bird se preocupa com preferência de dinheiro sobre talento na F1 (Foto: Manan Vatsyayana/AFP/Getty Images)
"A categoria precisa de juventude para o longo prazo, porque Fernando Alonso, Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Jenson Button só vão estar por aí mais algum tempo, com quem a F1 vai ficar depois?", indagou Sam.
 
"Os grandes times gastam muito dinheiro para conseguir pontos para conseguir as premiações em dinheiro pelos pontos para fazê-los mais rápidos. É um círculo vicioso em favor dos maiores times, então os menores times não têm uma escolha diferente que pegar pilotos com R$ 60 a 80 milhões disponíveis", seguiu.
 
"Alguns pilotos, eu mesmo ou alguns da GP2 ou do WEC, tinham potencial e resultados para uma chance, mas não tinham nem perto do dinheiro necessário. É muito frustrante, mas é desse jeito e não vai mudar", encerrou.
 
Bird corre no eP da Argentina da F-E neste sábado às 17h (de Brasília).
 
MUITO AJUDA QUEM…

Desde o fim de 2011, é pelo sobrenome Wolff que a escocesa Susie atende. Antes, ela era conhecida como Susie Stoddart, a pilota da Mercedes no DTM. A mudança de nome se deu pelo casamento com Toto Wolff, o chefão da mercedes na F1, e o empresário austríaco acredita que tem mais atrapalhado do que ajudado na carreira da esposa. Ao falar da relação com Susie à revista francesa ‘Auto Hebdo’, o dirigente disse que não gosta de vê-la sendo chamada de 'a esposa do Toto Wolff’ e admitiu que ela já foi prejudicada pela associação.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

FLYING FINN
O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, cravou que Valtteri Bottas será campeão mundial de F1 em algum momento no futuro. Não é de hoje que o finlandês recebe elogios e grande confiança de membros da Williams sobre o que pode fazer no futuro. Felipe Massa, companheiro de Bottas, já havia dito algo semelhante, mas a afirmação feita por Symonds mostra um novo nível de confiança no pupilo. Symonds se disse impressionado pelo piloto, que terminou com o quarto lugar no Mundial de Construtores em sua segunda temporada na F1 – ambas pela Williams. Para o diretor, Bottas não é apenas veloz, mas tem atende todas as necessidades para alguém que irá ganhar o mundo.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

ENFIM, O ANO DA CONSAGRAÇÃO

A REVISTA WARM UP acompanhou de perto e traz todos os detalhes de como Rubens Barrichello viveu o fim de semana que voltou a lhe proporcionar o grito de ‘é campeão’: os erros e os acertos, o peso e o alívio, o filho que pergunta e antevê o título. "Já se sente campeão?", disse, na manhã da corrida decisiva.

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.