Ainda sem estar confirmado, Maldonado exalta fator financeiro e prevê 2016 “mais fácil” como piloto da Renault

Carlos Ghosn se furtou a confirmar os nomes de Jolyon Palmer e Pastor Maldonado como pilotos da Renault depois que a montadora francesa consumou a compra da Lotus. Mas o venezuelano já fala como membro da esquadra de Viry-Châtillon e acredita que poderá viver um ano muito melhor em 2016 sem os tantos problemas enfrentados pelo time aurinegro na temporada passada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pouco depois de a Renault confirmar a compra da Lotus e anunciar seu retorno à F1 como equipe de fábrica em 2016, Carlos Ghosn, presidente da companhia, optou por não confirmar os nomes de Jolyon Palmer e Pastor Maldonado, então com contrato com o antigo time aurinegro, e afirmou que a Renault só anunciaria seus planos para o Mundial no começo deste ano. Mas Maldonado já fala como piloto da escuderia francesa, campeã em 2005 e 2006 com Fernando Alonso, e disse que espera viver um ano mais fácil sem os tantos problemas enfrentados pela antiga equipe Lotus.
 
Em 2015, quem sobressaiu em meio ao caos financeiro da Lotus foi Romain Grosjean, que ‘tirou leite de pedra’ e inclusive conseguiu um pódio improvável, no GP da Bélgica. Mas o franco-suíço, cansado pela indefinição sobre a venda do time de Enstone para a Renault, o que acabou se consumando. Romain partiu de mala e cuia para a nova Haas, enquanto os franceses ainda esperam para confirmar Maldonado e Palmer para 2016.

Enquanto Palmer ganhava experiência ao fazer parte dos primeiros treinos livres de boa parte dos GPs da temporada, sempre substituindo Grosjean, Maldonado teve todo tempo de pista, mas não conseguiu converter isso em resultados. Pastor somou apenas 27 pontos e empatou com o novato Felipe Nasr, além de ter sido superado por outro estreante, Max Verstappen, a sensação de 2015. Por sua vez, Grosjean acabou o ano com 51 pontos, quase o dobro do venezuelano.

Pastor Maldonado acredita que tem todas as condições para ter um bom 2016 com a Renault (Foto: Reuters)
Falando como piloto da Renault, Maldonado acredita que tem tudo para viver um ano mais fácil em 2016, sem os tantos problemas financeiros vividos pela sua ex-equipe. O sul-americano entende que a montadora francesa aprendeu com os erros, sobretudo no motor. A fábrica vai contar com a consultoria de Mario Illien para melhorar sua unidade de potência, mas o engenheiro suíço acredita que vai levar mais de um ano para que os motores construídos em Viry-Châtillon cheguem ao nível de Ferrari e Mercedes.
 
“Tive experiência com eles o passado, então vai ser muito interessante abordar uma nova temporada com a Renault. Claro que não vai ser muito fácil, então precisamos pavimentar o sucesso, mas a Renault tem todos os recursos para fazer isso da melhor forma. Nós temos experiência com o motor Renault no passado, ainda que ele não tenha trabalhado corretamente”, disse o piloto.
 
“Mas nós sabemos o porquê, temos mais experiência e sabemos onde os problemas estão, então vai ser mais fácil seguir rumo a uma nova temporada com um motor Renault do que foi antes”, previu Pastor.
 
O venezuelano lembrou que a Lotus começou bem a temporada, mas que os problemas financeiros impediram que o time aurinegro de Enstone desenvolvesse atualizações, ficando para trás.
 
“A parte financeira não foi como o planejado. Mas, no fim da temporada, quando você nos viu correndo nos pontos sem mexer no carro, acho que nós fizemos um trabalho muito bom, seja na pista e na fábrica também. Foi difícil manter a velocidade e a performance ao longo da temporada sem novas atualizações”, explicou. “O projeto sempre esteve pronto, mas nós nem sempre estávamos prontos para construirmos as peças.”
 
“Vimos equipes como a Force India começarem atrás de nós, mas então eles avançaram e tiraram muito mais performance do que nosso carro”, finalizou Pastor.
 
VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR

determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.