Prost concorda com crítica de Verstappen sobre calendário da F1: “É desgastante”
Alain Prost critica quantidade de GPs ao longo do ano e diz preferir dias de testes às corridas, assim como Max Verstappen
O tetracampeão Max Verstappen é um dos maiores críticos ao extenso calendário da Fórmula 1. Depois da exaustiva temporada de 2024, novamente teremos 24 GPs ao longo deste ano, com o atual campeão dizendo com frequência que o número de corridas é muito longo. Alain Prost, outro tetracampeão mundial, concorda com o neerlandês.
Apesar do grande número de provas, o campeonato de Construtores foi decidido apenas na última corrida, no GP de Abu Dhabi, onde a McLaren encerrou um jejum de 26 anos, algo que chamou a atenção. De acordo com Prost, o Mundial do ano passado pode ser dividido em algumas partes.
“No início, havia o domínio de Verstappen; depois, a recuperação da McLaren; e, então, vitórias da Ferrari.”, explicou o ex-piloto ao portal italiano RMC Motori.
“A final com a decisão do título das equipes foi muito interessante. Em 2025, será importante a constância, minimizar os erros e maximizar a produtividade, não vai ser fácil em uma temporada de 24 corridas manter a concentração e a performance em alto nível”, apontou.

Assim como Verstappen, Prost acredita que a quantidade de GPs é muito exagerada. “Para mim, sempre foi muito, 17 ou 18 corridas já era desgastante. Claro que alguém pode dizer que, além das corridas, na minha época nós fazíamos muitos dias de teste na pista, mas sempre tive o mesmo pensamento: prefiro os dias de teste a tantas corridas como hoje”, comentou.
“Especialmente para os jovens pilotos que podem aprender e colocar em prática no simulador e para os patrocinadores que podem ter mais tempo com eles em vez de fazerem todas aquelas corridas”, finalizou Alain Prost.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

