Albert Park passa por mudanças de segurança na curva 6 para receber GP da Austrália
Curva 6 do Albert Park é uma das mais rápidas do traçado, que foi modificado para a temporada 2022, e tem proporcionado alguns acidentes graves nos últimos anos
O GP da Austrália de Fórmula 1 passará por uma leve modificação no traçado para a edição 2025 da prova, que abre o calendário da temporada. Albert Park, que tradicionalmente recebe a corrida em Melbourne, vai contar com leve mudanças de segurança na curva 6, uma das mais rápidas da pista.
Para a temporada 2022, Albert Park passou por reformas no traçado, que modificaram em especial a reta oposta e tornaram o setor mais veloz. Com isso, a curva 6 também teve a velocidade aumentada e começou a presenciar alguns acidentes mais graves desde então, incluindo o de George Russell na volta final do GP da Austrália de 2024.
Na ocasião, o piloto da Mercedes bateu na saída da curva 6 após se assustar com a freada de Fernando Alonso, que vinha à frente, e o carro #63 foi ricocheteado de volta para o meio de pista. Com isso em mente, Tom Mottram, diretor de eventos do GP da Austrália, entendeu que mudanças eram necessárias e detalhou-as ao Speedcafe.
“A curva 6 foi uma das principais mudanças da pista que fizemos para acelerar aquela curva no início da zona de DRS ao longo da reta oposta. O que fizemos, e onde chegamos com a FIA, é que não houve mudanças no lado direito dos pilotos na curva 6. Tudo está realmente acontecendo no lado esquerdo dos pilotos”, explicou.

“Há cerca de 90 metros de zebra ali. No passado, cerca de 50 metros disso eram inclinados, que fica mais perto da entrada da curva 7. O que fizemos agora foi basicamente concordar com a FIA em mudar toda essa zebra para uma zebra negativa ao longo de toda a extensão, para que não tenha aquele tipo de aceleração ao sair da zebra quando atinge a parte inclinada”, continuou.
“Adicionamos 0,5m de concreto antes da brita apenas para permitir um pouco de margem. E também movemos as barreiras para trás em 2m e adicionamos mais no final daquela sequência e suavizamos o afunilamento para tentar evitar aquele tipo de ricochete de volta para a pista, o que já vimos”, completou.
Mottram também explica que poderia ter modificado toda a curva, mas não queria abrir mão da personalidade dessa seção da pista, então optou pelas medidas anunciadas. Vale também lembrar que, com o novo regulamento técnico em vista, a velocidade de curva dos carros deve diminuir a partir de 2026, algo que também foi levado em conta.
“Poderíamos desacelerar muito e mudar completamente a curva, mas perderíamos as características dela. Certamente não queremos fazer um monte de mudanças por apenas um ano adicional, mas a segurança é sempre primordial, isso sempre virá em primeiro lugar”, reforçou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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