Albert Park passa por mudanças de segurança na curva 6 para receber GP da Austrália

Curva 6 do Albert Park é uma das mais rápidas do traçado, que foi modificado para a temporada 2022, e tem proporcionado alguns acidentes graves nos últimos anos

O GP da Austrália de Fórmula 1 passará por uma leve modificação no traçado para a edição 2025 da prova, que abre o calendário da temporada. Albert Park, que tradicionalmente recebe a corrida em Melbourne, vai contar com leve mudanças de segurança na curva 6, uma das mais rápidas da pista. 

Para a temporada 2022, Albert Park passou por reformas no traçado, que modificaram em especial a reta oposta e tornaram o setor mais veloz. Com isso, a curva 6 também teve a velocidade aumentada e começou a presenciar alguns acidentes mais graves desde então, incluindo o de George Russell na volta final do GP da Austrália de 2024.

Na ocasião, o piloto da Mercedes bateu na saída da curva 6 após se assustar com a freada de Fernando Alonso, que vinha à frente, e o carro #63 foi ricocheteado de volta para o meio de pista. Com isso em mente, Tom Mottram, diretor de eventos do GP da Austrália, entendeu que mudanças eram necessárias e detalhou-as ao Speedcafe

“A curva 6 foi uma das principais mudanças da pista que fizemos para acelerar aquela curva no início da zona de DRS ao longo da reta oposta. O que fizemos, e onde chegamos com a FIA, é que não houve mudanças no lado direito dos pilotos na curva 6. Tudo está realmente acontecendo no lado esquerdo dos pilotos”, explicou. 

A forte batida de George Russell no fim do GP da Austrália de 2024 (Vídeo: Reprodução/Sky Sports/F1 TV)

“Há cerca de 90 metros de zebra ali. No passado, cerca de 50 metros disso eram inclinados, que fica mais perto da entrada da curva 7. O que fizemos agora foi basicamente concordar com a FIA em mudar toda essa zebra para uma zebra negativa ao longo de toda a extensão, para que não tenha aquele tipo de aceleração ao sair da zebra quando atinge a parte inclinada”, continuou. 

“Adicionamos 0,5m de concreto antes da brita apenas para permitir um pouco de margem. E também movemos as barreiras para trás em 2m e adicionamos mais no final daquela sequência e suavizamos o afunilamento para tentar evitar aquele tipo de ricochete de volta para a pista, o que já vimos”, completou. 

Mottram também explica que poderia ter modificado toda a curva, mas não queria abrir mão da personalidade dessa seção da pista, então optou pelas medidas anunciadas. Vale também lembrar que, com o novo regulamento técnico em vista, a velocidade de curva dos carros deve diminuir a partir de 2026, algo que também foi levado em conta. 

“Poderíamos desacelerar muito e mudar completamente a curva, mas perderíamos as características dela. Certamente não queremos fazer um monte de mudanças por apenas um ano adicional, mas a segurança é sempre primordial, isso sempre virá em primeiro lugar”, reforçou.

A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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