Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Albon vê “grande passo”, mas mantém “pés no chão” às vésperas de estreia pela Red Bull

A grande novidade deste fim de semana é a estreia de Alexander Albon como piloto da Red Bull. Promovido pela equipe taurina durante as férias de verão na Europa, o anglo-tailandês está ansioso para disputar o GP da Bélgica com um carro capaz de vencer corridas: “É uma ótima oportunidade”

 
O grande movimento do mercado de pilotos até agora neste período de férias de verão da F1 foi a troca de pilotos da Red Bull e da Toro Rosso, com Alexander Albon sendo promovido a titular da equipe tetracampeã do mundo, enquanto o francês Pierre Gasly foi rebaixado e voltou ao time de Faenza. A mudança vale já a partir deste fim de semana de GP da Bélgica, que marca a retomada da temporada 2019. Para o anglo-tailandês, que faz seu ano de estreia no Mundial, é uma grande oportunidade de pilotar um carro de ponta logo no início da sua trajetória na categoria. Por outro lado, o jovem de 23 anos procura manter os pés no chão.
 
“Não há muitos pilotos que têm a chance de guiar um carro capaz de vencer uma corrida tão cedo na sua carreira na F1, por isso é uma ótima oportunidade para pilotar pela Red Bull. É um grande passo, uma grande diferença, e a fábrica é muito mais próxima da minha casa, o que é útil. Sabemos do que o carro é capaz e vimos o que Max [Verstappen] conseguiu fazer neste ano”, comentou o dono do carro #23.
 
“Quero ver como é na comparação com o que eu estou acostumado. Mas, ao mesmo tempo, sei que este fim de semana é a minha primeira vez no carro, ainda estou aprendendo e evoluindo enquanto piloto e há definitivamente mais por vir”, acrescentou Albon, deixando claro o discurso cauteloso às vésperas da estreia pela Red Bull.
Alexander Albon agora representa a Red Bull (Foto: Reprodução/Twitter)

“Sei que uma das principais diferenças vai ser a atenção que vem com a mudança, mas sigo mantendo meus pés no chão. Estou apenas focando no trabalho que tenho de fazer em Spa, vou ouvir e observar muito”, complementou.

 
Albon vai ter a chance de estrear pela equipe taurina em um dos templos do automobilismo, Spa-Francorchamps. “A pista é bem legal e acho que todo mundo adora. Definitivamente, é uma pista de pilotos, é rápida e não há muitas áreas de escape. É meio que voltar àquela pilotagem old school, que dá a sensação de que você está no limite e sabe que, se cometer algum erro, vai parar no muro. É isso o que alguns pilotos desejam”.
 
Em relação ao seu retrospecto no circuito belga, Albon teve como melhor resultado o terceiro lugar na corrida 2 da F2 disputada no ano passado. “Spa não é necessariamente uma pista bem-sucedida para mim, mas conseguimos pódio lá com a F2 no ano passado, então ainda é bom. Além disso, você nunca sabe o que vai acontecer com o clima”.
 
O jovem garante que chega preparado para fazer o melhor trabalho possível enquanto busca se ambientar aos novos companheiros de trabalho. Nada que assuste o anglo-tailandês neste novo ciclo da sua carreira ainda no primeiro ano de F1.
 
“Fizemos a maior preparação possível no simulador, então agora é passar pelos procedimentos com a equipe e conhecer todo mundo. E isso deve ser legal. É um grande passo, mas sinto que já passei por essas grandes mudanças antes e aproveitei as oportunidades, então não estou preocupado com isso. Estou focado e pronto para ser o mais forte possível neste segundo semestre do ano”, concluiu.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Bélgica de F1. Siga tudo aqui.