Alesi exime Vettel de culpa por fracasso na Ferrari: “Fez de tudo”

Sebastian Vettel se esforçou, assim como a Ferrari, mas o casamento não deu certo. Jean Alesi sente que a história seria outra se Seb pudesse apontar nomes para a equipe técnica

Sebastian Vettel foi para a Ferrari com o objetivo claro de ser campeão. Cinco anos e zero títulos depois, não é exagero dizer que alemão fracassou. A despedida de Maranello ao fim do ano fecha uma porta para Vettel, alvo recente de críticas. Muitas delas injustas, por sinal: de acordo com Jean Alesi, piloto da escuderia entre 1991 e 1995 na Fórmula 1, o tetracampeão deu o máximo.

“Ele fez de tudo para ser campeão com a Ferrari e falhou”, disse Alesi, entrevistado pela emissora italiana ‘Sky Sports’. “Só que ele não falhou por culpa dele ou da equipe. Alguma coisa certamente não aconteceu do jeito que se esperava”, seguiu.

Jean Alesi dá seus pitacos sobre o divórcio entre Sebastian Vettel e Ferrari (Foto: Reprodução)

Alesi acredita que um grande fator para o fracasso de Vettel foi a incapacidade de moldar a Ferrari de acordo com seus desejos, como Michael Schumacher fez mais de duas décadas atrás. “Por exemplo, o Michael chegou com uma equipe inteira [da Benetton] quando tomou minha vaga na Ferrari”, refletiu.

Schumacher trouxe consigo dois pilares do bicampeonato pela Benetton: Ross Brawn, diretor-técnico, e Rory Byrne, projetista. Com Jean Todt, já chefe de equipe da Ferrari, nasceu o quarteto que dominaria a F1 do começo dos anos 2000.

Vettel, por sua vez, não teve a mesma sorte. O chefe de equipe Christian Horner e o projetista Adrian Newey, fundamentais para a sequência de títulos na Red Bull, não foram para a Ferrari.

A última temporada de Vettel na Ferrari começa dentro de um mês. O GP da Áustria, primeiro do ano, está marcado para 5 de julho no Red Bull Ring. A prova acontece sem público, consequência do coronavírus.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.