Albon cita novatos no grid e diz que Williams precisa “capitalizar oportunidades” na F1 2025

Alexander Albon citou a grande quantidade de novatos no grid da Fórmula 1 e disse que a experiência pode ajudar a Williams a capitalizar bons pontos no começo de 2025

A maioria das equipes passou por reformulação na dupla de pilotos e, boa parte delas, vai contar com pelo menos um novato. Ainda que também tenha feito alterações, a Williams vai para 2025 com Alexander Albon e Carlos Sainz, o que resulta em uma das escalações mais experientes do grid. E na visão do piloto anglo-tailandês, o time baseado em Grove pode se valer disso para capitalizar alguns pontos no começo da campanha.

Oito das dez equipes do grid da F1 fizeram pelo menos uma alteração na dupla de pilotos para 2025, e Sauber, Haas, Racing Bulls, Alpine, Mercedes e Red Bull vão contar com um integrante que nunca fez uma temporada completa na categoria. Por outro lado, ainda que Sainz esteja chegando na Williams e ainda tenha de aprender a trabalhar com os engenheiros, o time britânico tem uma das formações mais experientes do ano.

Sainz estreou na F1 em 2015 e tem passagens por equipes como Toro Rosso, Renault, McLaren e Ferrari. Albon, por sua vez, já defendeu a Toro Rosso, Red Bull e trabalha com a Williams desde 2022. E para o #23, essa experiência pode ser uma vantagem no começo de 2025.

“Acho que é uma boa oportunidade para capitalizar alguns pontos no começo da temporada. No ano passado começamos com um carro muito bom, mas o fato de ele estar acima do peso nos fez perder boas oportunidades. Espero que o começo seja melhor esse ano, já que alguns pilotos ainda estão adquirindo experiência, então podemos aproveitar isso. Nós dois precisamos ser competitivos, já que o grid em geral está muito forte neste ano”, disse Albon.

Com Albon e Sainz, a Williams tem uma das duplas mais experientes de 2025 (Foto: Williams)

“Mas, para ser honesto, até mesmo pessoas como Oliver [Bearman], ele é um novato, mas já tem alguma experiência, então ele já pode ter um início muito bom. Existem apenas alguns pilotos que eu consideraria verdadeiramente como novato. O [Andrea] Kimi Antonelli já vai começar com uma boa quilometragem também, mas ele pode estar na disputa com a gente, então vamos ver”, finalizou Albon.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.