Alfa Romeo renova com Räikkönen e Giovinazzi, e Schumacher perde vaga

Kimi Räikkönen confirmou expectativas e segue no grid em 2021. A surpresa é a outra vaga: Antonio Giovinazzi também renovou, deixando Mick Schumacher sem espaço na Alfa Romeo

A temporada 2021 da Fórmula 1 tem mais uma escalação definida. Nesta sexta-feira (30), a Alfa Romeo confirmou sua dupla titular, e com uma aposta clara na continuidade: Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi ganharam novos contratos, formando a mesma dupla pelo terceiro ano seguido.

A renovação de Räikkönen já era prevista, ao contrário da de Giovinazzi. O italiano toma de assalto uma vaga que parecia destinada a ser ocupada por Mick Schumacher, líder da Fórmula 2 e pupilo da Ferrari. O alemão leva a pior na queda de braço e segue com incertezas para 2021. A lógica, entretanto, aponta a ida para a outra equipe cliente de Maranello: a Haas, que ainda tem duas vagas abertas.

Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen seguem no grid em 2021 (Foto: Alfa Romeo)

Räikkönen vai para sua 15ª temporada na Fórmula 1, tendo ficado afastado em 2010 e 2011, se aventurando no Mundial de Rali. O finlandês ainda não será o piloto com mais anos no grid, mas já possui um importante recorde de longevidade: o de mais GPs na principal categoria do automobilismo. Kimi superou Rubens Barrichello no GP de Eifel de semanas atrás, em Nürburgring. São 21 vitórias na conta do finlandês, além de 18 poles, 46 melhores voltas e 103 pódios.

“A Alfa Romeo é mais do que uma equipe para mim, é como se fosse minha segunda família”, disse Räikkönen. “Muitos dos caras que estiveram comigo quando eu cheguei na F1, em 2001, seguem por aqui e essa atmosfera única da equipe que me dá uma motivação extra de seguir para minha 19ª temporada na categoria em 2021. Não estaria mais aqui se eu não acreditasse no projeto da equipe e no que eu sinto que podemos atingir juntos. É uma equipe que coloca o trabalho duro acima das palavras vazias e isso casa bem com meu estilo. Estou ansioso pelo ano que vem e esperançoso de que podemos avançar alguns passos para a parte da frente do pelotão intermediário com a equipe”, seguiu.

F1; GP DA BÉLGICA; SPA-FRANCORHCAMPS; KIMI RÄIKKÖNEN;
Kimi Räikkönen segue na Alfa Romeo em 2021 (Foto: Alfa Romeo)

Giovinazzi, por sua vez, tem uma nova oportunidade de empolgar na F1. Será a terceira temporada completa como titular, mas ainda sem atuações de encher os olhos. Dito isso, o italiano começou a incomodar Räikkönen com mais frequência. O problema é que a pouca competitividade da Alfa Romeo em 2020 impede brigas recorrentes por pontos.

“A Alfa Romeo foi minha casa na F1 pelas últimas duas temporadas e estou feliz que esse relacionamento possa continuar por mais um ano”, apontou Giovinazzi. “A equipe colocou muita fé em mim e eu fiz meu melhor para fazer valer a confiança no trabalho duro e no comprometimento. Nós atingimos bons resultados e eu sinto que fiz minha parte para ajudar a equipe a progredir. Mas o caminho ainda é longo pela frente e ainda temos muito mais a atingir juntos. Vai ser um ano muito de continuidade em relação ao que já estamos fazendo, então tudo vai contar e estamos prontos para dar nosso melhor”, seguiu.

“Estou muito satisfeito pela equipe ter continuado com Kimi e Antonio por mais uma temporada”, falou Frédéric Vasseur, chefe de equipe. “Kimi é um piloto que nem precisa de apresentação. É um cara de talento claro para todo mundo desde 2001 e eu ainda vejo nele a paixão e a motivação toda vez que ele vem trabalhar. Posso crer que ele vai entregar 100% do que o carro oferece sempre e ele é um líder nato para todos ao redor dele. Antonio terminou a campanha do ano passado muito forte e seguiu evoluindo para 2020. Falando de pista, ele tem um papel fundamental para a equipe, mereceu um contrato novo. É comprometido, ético e muito entusiasmado, faz bem ao time”, seguiu.

Com a confirmação da dupla da Alfa Romeo, a F1 2021 tem apenas cinco vagas em aberto. São elas: as duas na Haas, uma na AlphaTauri, a do companheiro de Max Verstappen na Red Bull e a que não deve fugir de Lewis Hamilton, na Mercedes.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube