F1

"Aliviado", Massa diz que pódio conquistado em Suzuka pode lhe ajudar a seguir na Ferrari em 2013

Satisfeito com fim do jejum de pódios, que durou quase duas temporadas, o piloto, que ainda não tem contrato firmado com a Ferrari, diz que prova mostrou que ele é capaz de lutar no topo da F1

Warm Up / Redação GP, de São Paulo

A segunda colocação no GP do Japão, disputado neste domingo (7), foi um alívio para Felipe Massa. Ainda sem saber se continua na Ferrari na próxima temporada, o brasileiro quebrou um jejum de quase duas temporadas sem subir ao pódio na categoria. O resultado conquistado em Suzuka pode ter sido crucial para definir seu futuro em Maranello, uma vez que a escuderia italiana condiciona sua permanência por mais uma temporada a um desempenho convincente, o que, de fato, aconteceu neste domingo.

Não à toa, quando, em entrevista coletiva concedida logo após a prova, Massa foi confrontado com a indefinição sobre seu futuro na Ferrari. Questionado se o pódio em Suzuka lhe ajudaria a seguir em Maranello por mais uma temporada, Felipe foi breve, mas mostrou a confiança própria de quem acabou de conquistar um grande resultado. "Acho que sim".

“Foi um alívio e foi ótimo. Foi uma boa corrida, de qualquer maneira. Fui capaz de dar o máximo do início ao fim e mostrar que estamos aqui para lutar por vitórias e pódios, e não apenas pelos pontos”, contou o brasileiro, que não ficava entre os três melhores de uma prova desde o GP da Coreia de 2010.

Massa quebrou jejum e voltou ao pódio após quase duas temporadas (Foto: Ercole Colombo/Ferrari)

Largando na décima colocação, ele foi um dos beneficiados pelos acidentes que tiraram Romain Grosjean, Mark Webber e Fernando Alonso do caminho logo na primeira volta. Mas o piloto fez sua parte ao ganhar as posições de Jenson Button e Kamui Kobayashi ao longo das 53 voltas.

“Minha classificação não foi tão boa, mas nós fomos capazes de fazer uma boa largada. Eu fiquei esperto na primeira curva para conseguir escapar do acidente, e o ritmo de corrida estava muito bom. Era mais rápido que Jenson e Kamui, então, com certeza, foi uma corrida melhor do que esperava”, explicou.

“Eu fiquei muito feliz com o carro durante todo final de semana e é bom estar no pódio novamente após um longo tempo. Espero que seja o início de muitos pódios que ainda virão pela frente”, continuou.

Massa lamentou o fato de Alonso ter visto a diferença na liderança do campeonato cair de 29 para apenas quatro pontos ao final da prova. Porém ele espera que o companheiro de equipe consiga se recuperar na Coreia, próxima etapa da temporada.

“Nada está acabado para Fernando. Ele fez corridas muito boas até aqui. O que aconteceu hoje não foi bom para ele, mas isso acontece em um campeonato e é importante que ele dê o máximo e se concentre na próxima corrida para seguir líder”, finalizou.