Alonso abre exposição em Madri que reúne 270 itens de todas as fases da carreira do asturiano

Fernando Alonso apresentou na última segunda-feira (2) a Fernando Alonso Collection, uma exposição que reúne 270 itens que contam a trajetória do piloto asturiano

Começa nesta terça-feira (3) a Fernando Alonso Collection, uma exposição que reúne objetos da carreira do piloto da Ferrari. A mostra, que acontece no Centro de Exposições Arte Canal, em Madri, conta com 270 itens, muitos deles guardados pelo pai do piloto ainda na infância. 
 
Pela primeira vez, foram reunidos os carros com que Alonso competiu durante sua carreira, desde o primeiro kart até os bólidos da Ferrari. Além disso, também estão expostos capacetes, macacões e sapatilhas do asturiano. 
Fernando Alonso apresentou a exposição na última segunda-feira (Foto: Ferrari)
Os troféus conquistados por Fernando também têm um espaço na mostra. O troféu de sua primeira corrida, em Ribadesella em 1984, faz parte da exposição, ao lado das taças dos campeonatos de 2005 e 2006, do premio Príncipe das Astúrias de 2005, e a medalha do Comitê Olímpico Espanhol de 2006. 
 
A exposição se divide em seis espaços temáticos: ‘Km 0’, que traz os primeiros passos do piloto no esporte; ‘La colección’, que reúne os carros do espanhol; ‘Circuito Alo’, onde o visitante conhece a carreira de Fernando de forma interativa; ‘Start your engines!’, uma olhada no mundo da F1 por meio de recursos audiovisuais; ‘F1 experiences’, que traz os segredos da tecnologia envolvida do Mundial; e ‘275.000 km de emoción’, um vídeo onde o piloto revisita sua carreira. 
 
Estes seis espaços estão agrupados em três áreas expositivas. A primeira delas é formada pela linha do tempo e uma grande mesa multimídia. A segunda área é dedicada aos itens audiovisuais. A terceira parte é dedicada às instalações participativas. A exposição termina com um grande mosaico, feito com fotos enviadas pelos fãs do piloto. 
Mostra reúne os carros que marcaram a carreira do asturiano (Foto: Divulgação/Fernando Alonso Collection)
Alonso apresentou a exposição na última segunda-feira, em um evento destinado a amigos e jornalistas. O lançamento também contou com a presença dos chefes de equipe que marcaram a carreira do asturiano: Giancarlo Minardi, Flavio Briatore, Martin Whitmarsh e Stefano Domenicali. Carlos Sainz, Carlos Sainz Jr. e Pedro de la Rosa também marcaram presença no evento.
 
“Este é um dia para agradecer a minha família, Madri e todos os que estiveram comigo ao longo da minha carreira e que estão aqui hoje”, disse Alonso. “Minha família garantiu que tudo isso pudesse acontecer, em primeiro lugar porque eles me deram o amor por este esporte, mas também porque é por causa deles que muito disso está em exposição”, continuou o piloto.
 
“É incrível que meu pai tenha guardado tanta coisa ao longo dos anos. Capacetes, luvas, macacões, teria sido muito fácil jogar tudo isso fora, mas agora eu sei o que aquelas caixas estavam fazendo na garagem”, comentou. “O que parecia não ter significado algum hoje representa algo. Espero que todos possam apreciar cada disciplina do esporte a motor: tem dois carros vencedores da F1, um kart vencedor, assim como fotos de família de quando eu tinha sete, nove ou dez anos. Espero que isso ajude as pessoas a se aproximarem do esporte que eu amo”, falou.
Mostra é o primeiro passo do que será o Museu Fernando Alono (Foto: Divulgação/Fernando Alonso Collection)
A exibição, que foi organizada pela Fundação Fernando Alonso, que nasceu com a meta de promover iniciativas de segurança no trânsito, e pela Canal de Isabel II Gestión, a empresa responsável pelo ciclo integral da água na Comunidade de Madri, é a semente do que será o Museu Fernando Alonso, que vai abrir em Oviedo. 
 
A mostra permanece no Centro de Exposições Arte Canal, na capital espanhola, até 4 de maio de 2014 e funciona todos os dias das 10h às 21h. Os ingressos custam €7 (cerca de R$ 22).

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube