Alonso agradece a “fantástico” Massa no Texas e se diz orgulhoso por Ferrari “ter dito a verdade”

Fernando Alonso não poupou elogios a Felipe Massa e a Ferrari no GP dos Estados Unidos. Ainda com chances de título, o bicampeão do mundo disse que a equipe foi verdadeira ao não esconder do mundo que a punição provocada ao brasileiro seria para lhe ajudar a largar do lado limpo do Circuito das Américas, no domingo (18)

 Quem vence a temporada 2012 da F1, Vettel ou Alonso?

Se Fernando Alonso ainda segue vivo na luta pelo tricampeonato e apenas com 13 pontos de desvantagem em relação a Sebastian Vettel, muito se deve à ajuda da Ferrari e de Felipe Massa. A escuderia de Maranello determinou o rompimento do lacre do câmbio do brasileiro, e isso lhe acarretou a perda de cinco posições no grid de largada do GP dos Estados Unidos, em Austin, no último domingo (18). Alonso foi o maior beneficiado, porque pôde largar do lado limpo da pista. Na primeira curva da corrida, o espanhol usou isso ao seu favor e saltou de sétimo para quarto lugar. Com o abandono de Mark Webber, Fernando herdou o pódio no Texas.

Alonso reconheceu o trabalho de estratégia feito pela Ferrari e agradeceu a Massa. Fernando também disse que ficou orgulhoso pelo fato de a escuderia de Maranello ter se mostrado transparente por, desde o início, ter deixado claro que a decisão estratégica serviria para beneficiá-lo.

► As imagens da F1 deste domingo na pista de Austin, nos EUA
► Confira classificação do Mundial de F1 após GP dos Estados Unidos

► Red Bull iguala grandes da F1 e conquista tri do Mundial de Construtores

Boa forma de Massa é trunfo de Alonso para decisão do título da F1 em Interlagos (Foto: Ferrari)

“Foi uma decisão tomada pela equipe. Nós estávamos largando em sexto e oitavo, e nós estávamos preocupados se chegássemos em nono e décimo na primeira curva”, disse o espanhol em entrevista coletiva concedida logo após o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas. “Mas estou orgulhoso pela decisão e estou orgulhoso pelo fato de a equipe ter dito a verdade sobre isso.”

► Ferrari rompe lacre do câmbio de Massa, que vira 11º em Austin. Alonso larga do lado limpo

Fernando destacou a boa corrida de Massa que, mesmo com a punição, largou em 11º e terminou em quarto lugar. O espanhol disse ainda que seu companheiro de equipe foi o mais rápido da Ferrari em todo o fim de semana e que pretende contar com a boa forma de Felipe em uma pista que lhe é muito familiar, Interlagos. “Massa foi fantástico em todo o fim de semana. Ele foi muito rápido no último treino livre e ele foi mais rápido do que eu no Q1, Q2 e no Q3. Precisamos dessa forma de Felipe em São Paulo. A Red Bull será muito forte, e nós precisamos da nossa equipe unida.”

Por fim, Alonso se mostrou até surpreso por ver que a diferença em relação a Vettel cresceu em número menor que o esperado. “Perder três pontos para Sebastian não estava em nossos planos na última noite ou mesmo na sexta-feira, por isso estamos muito felizes por termos um domingo muito bom. É ótimo ir ao Brasil ainda com chance de vencer este campeonato”, disse o espanhol, que celebrou seus dois títulos mundiais exatamente em Interlagos, em 2005 e 2006.

O Grande Prêmio vai acompanhar a decisão do Mundial 2012 da F1 'in loco' em Interlagos com grande equipe: Flavio Gomes, Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva e Juliana Tesser.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.