Alonso diz que é difícil não ir à Austrália, mas aceita decisão: "Um segundo impacto em menos de 21 dias, não"

Fernando Alonso usou as redes sociais para desabafar e mostrar como é dura, mas compreensível, a decisão de não correr na abertura do Mundial 2015 de F1 na Austrália. O espanhol bateu a cabeça e sofreu uma concussão durante os treinos coletivos em Barcelona e vai ser substituído por Kevin Magnussen na abertura do campeonato

#GALERIA(5223,89826)
O mundo da F1 foi pego de surpresa nesta terça-feira (3) ao receber a notícia de que Fernando Alonso não vai participar do GP da Austrália, prova que abre a temporada em 15 de março, face o acidente sofrido no último dia da segunda semana de treinos coletivos da F1. Depois que o anúncio foi feito oficialmente pela McLaren, o piloto usou as redes sociais para desabafar.

Alonso mostrou-se desanimado pela notícia de seu afastamento, mas plenamente compreensivo pela recomendação médica: "Um segundo impacto em menos de 21 dias, não", comentou o piloto, que, segundo o blog alemão 'F1-insider.com', acordou falando em italiano e se achando piloto da Ferrari depois que sofreu uma concussão.

Alonso será substituído pelo dinamarquês Kevin Magnussen, que fez na Austrália em 2014 sua melhor aparição na temporada, terminando com um terceiro lugar na pista e herdando a segunda colocação depois que Daniel Ricciardo foi desclassificado.

De acordo com a McLaren, os médicos reconhecem que Alonso se sente bem e saudável e que se considera “pronto para correr”, e estão confortáveis pelo fato de que ele já recomeçou seus treinamentos físicos “com a intenção de preparar o retorno ao cockpit da McLaren Honda para o GP da Malásia".

Fernando Alonso (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A McLaren reitera que os médicos “informaram que não veem evidência de qualquer lesão e que o consideram plenamente saudável do ponto de vista neurológico e cardíaco”. Entretanto, o time enfim usou o termo “concussão” para descrever o que aconteceu com Alonso após o acidente e disse que, ao deixá-lo fora do GP da Austrália, procura minimizar os riscos de novas lesões.

“Os médicos recomendaram a ele que, depois da concussão, ele deveria procurar ficar o mais longe possível de qualquer fator de risco que possa potencialmente resultar em outra concussão em um espaço de tempo tão próximo da outra, minimizando as chances de um segundo impacto, um procedimento médico normal no tratamento de atletas depois de concussões”, diz a nota enviada pelo time.

O time encerra o comunicado afirmando que "todos na McLaren Honda apoiam completamente a decisão de Fernando em respeito ao conselho dos médicos".

UM NOVO DOMÍNIO VEM AÍ

Todos esperavam que a Mercedes se mostrasse rápida nos testes coletivos da pré-temporada, e talvez o time esteja mais rápido do que se acreditava. Quanto mais rápido, só mesmo esperando duas semanas até o GP da Austrália, em Melbourne, quando terá início a grande batalha: ‘Lewis vs. Nico — parte 2’. A F1 pode se preparar para mais um ano de domínio das Flechas Prateadas. A Mercedes tem tudo para vencer a maior parte das corridas com sobras e faturar, assim, os campeonatos de Pilotos e Construtores.

COMO CADA UM CHEGA

A pré-temporada da F1 terminou. Foram 12 dias de pista em que as equipes se concentraram em diferentes programas para avaliar os carros com os quais vão disputar a temporada 2015. Agora, restam poucos dias para que tudo seja preparado na fábrica e despachado para Melbourne, na Austrália. O GRANDE PRÊMIO traz um análise equipe por equipe, com as escuderias ordenadas pela quilometragem percorrida, do trabalho realizado na pré-temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.