Alonso diz que foco da Honda para Mônaco é melhorar dirigibilidade do motor e prevê: “Será um fim de semana interessante”

Antes de ir à pista e fechar o primeiro treino livre do fim de semana em Monte Carlo em 11º lugar, Fernando Alonso falou sobre os objetivos para a sexta etapa da temporada 2015 e se mostrou tranquilo quanto ao jejum de pontos da McLaren, indicando que a maior preocupação é obter confiança no MP4-30 para arriscar no desafiador traçado do Principado

O desafiador circuito de Monte Carlo é o palco da sexta etapa da temporada 2015 do Mundial de F1. Para a McLaren-Honda, trata-se de mais um degrau no avanço do MP4-30 em conjunto com a unidade de força construída pela fábrica japonesa, que volta à categoria neste ano como fornecedora de motores da lendária escuderia britânica. Para Fernando Alonso, é mais uma oportunidade para que a equipe avance no desenvolvimento do carro e também do motor. O espanhol disse que a Honda tem trabalhado em novas ideias para ajudar a melhorar a dirigibilidade do motor e entregar um equipamento capaz de corresponder em termos de resultado e performance ao longo do fim de semana que, segundo Alonso, será bastante interessante.

Antes de ir à pista e fechar o primeiro treino livre do fim de semana em Monte Carlo em 11º lugar, Alonso falou sobre os objetivos para a etapa em Mônaco. O bicampeão do mundo reiterou que não se preocupa com o jejum de pontos da McLaren, que ainda não foi ao top-10 da temporada, ressaltando que o grande objetivo não é pontuar aqui e ali, mas sim ter condições de brigar pelo título do Mundial de F1.

Alonso espera um fim de semana interessante para a McLaren em Mônaco (Foto: AP)

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (21), Alonso deixou claro que a dirigibilidade é algo que a equipe está focando para Mônaco e, por isso, desenvolveu atualizações que serão testadas ao longo dos próximos dias no circuito urbano do Principado. “Este é um ponto de interrogação que temos de resolver. Isso é muito importante aqui. Você precisa obter alguma confiança no carro para conseguir arriscar e andar próximo ao guard-rail nas voltas rápidas no sábado. Então temos algumas ideias para testar aqui porque isso tem oscilado aqui e ali durante a temporada.”

“E também a previsão indica que pode chover durante o fim de semana. Se isso acontecer, também será a minha primeira vez que vou conseguir guiar este carro no molhado, o que não conseguimos fazer nos testes de inverno, e também porque não choveu nas primeiras cinco corridas. Então será um fim de semana interessante em termos de desenvolvimento do carro para nós e vamos tentar estar prontos”, acrescentou.

Indagado sobre a falta de pontos da McLaren nesta fase do campeonato, Alonso garantiu que não se importa. “Como disse em Barcelona, nossa meta não é marcar um ponto, é vencer o Mundial. Se eu alcançar aqui o oitavo lugar, ou 11º, ou quinto, não ligo muito. Marcar pontos é questão de tempo. Em Barcelona nós ficamos muito perto, mas sem o problema da sobreviseira [no duto de freios] eu seria nono ou décimo. Talvez aqui seja o mesmo cenário”, afirmou.

“Podemos ser competitivos apenas para marcarmos pontos, talvez não. Quem sabe? Em alguns circuitos, temos grandes expectativas, e acaba por ser um fim de semana difícil. Em outros, vamos mais pessimistas e alcançamos resultados melhores”, salientou o piloto, que se mostrou mais otimista para o GP de Mônaco.

“É um circuito que poderia se adequar bastante ao nosso carro porque o efeito da potência aqui é muito baixo. Vamos tentar obter um bom fim de semana, entregar alguns bons resultados, e isso vai ser o suficiente para chegarmos aos pontos. Quem sabe? Eu acho que sim, mas se não for, não é um problema”, concluiu.

MAIS TRÊS ANOS

 A novela que se arrastava desde o ano passado chegou ao fim nesta quarta-feira (20) com o anúncio feito pela Mercedes em Mônaco: o contrato com o bicampeão mundial Lewis Hamilton foi renovado por mais três temporadas. É o fim de uma negociação que durou meses. Hamilton trocou a McLaren pela Mercedes no início da temporada 2013, assinando um contrato com duração de três anos. As conversas para renová-lo tiveram início no meio do ano passado, mas foram interrompidas depois que a disputa pelo título

EM BUSCA DA TERCEIRA

Não tem GP da Alemanha neste ano, mas uma corrida Nico Rosberg vai fazer em casa: o GP de Mônaco deste domingo (24), sexta etapa do campeonato. Tudo bem que o Principado é a residência de vários pilotos de F1, mas, desde 2013, quem manda lá é o alemão da Mercedes. Filho do campeão mundial Keke Rosberg, sueco que venceu o GP de Mônaco em 1983, Nico nasceu na Alemanha, mas foi criado em Mônaco. Conhece o pequeno território do sul da França como a palma da mão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.