Alonso diz que “tentou até o último minuto correr no Bahrein”, mas se conforma com veto dos médicos da FIA

Fora do GP do Bahrein após ter sido vetado pela FIA durante um exame médico nesta quinta-feira em Sakhir, Fernando Alonso aceitou a decisão da junta médica e disse que torce para Stoffel Vandoorne, seu substituto ao longo do fim de semana

Não deixa de ser uma grande surpresa a ausência de Fernando Alonso do GP do Bahrein de F1. O bicampeão do mundo sofreu um gravíssimo acidente durante a disputa do GP da Austrália, no último dia 20 de março, mas escapou sem lesões mais sérias e, portanto, jamais chegou a colocar em xeque sua participação no fim de semana em Sakhir. Mas um exame feito pela junta médica da FIA nesta manhã de quinta-feira (31) oficializou o veto a Alonso. Stoffel Vandoorne já foi confirmado pela McLaren para substituir o espanhol no Oriente Médio.
 
Alonso não escondeu sua decepção, mas se mostrou conformado com a decisão da FIA. “Tentei até o último minuto correr no Bahrein, depois do acidente na Austrália”, disse o piloto da McLaren por meio de suas redes sociais logo após o veto da entidade que rege a F1. 
 
Fernando acabou sendo submetido a um impacto brutal, de 46 G, depois de se chocar com o carro de Esteban Gutiérrez na curva 3 de Albert Park a 310 km/h, capotar e bater muito forte contra o muro. Milagrosamente, Fernando escapou sem graves lesões, mas uma tomografia feita em Sakhir mostrou uma fissura na costela, e por isso o piloto acabou sendo vetado.
Alonso está fora do GP do Bahrein de F1 neste fim de semana (Foto: Getty Images)
“Foram dias muito duros, logicamente, depois do impacto tão grande, mas até o último segundo pensava só em ajudar a equipe depois do trabalho incrível que fizeram esta semana”, acrescentou o espanhol, que agora vai dar forças ao seu substituto no GP do Bahrein.
 
“Entendo a posição dos médicos da FIA e agora tentarei ajudar com todas as minhas forças a meu companheiro Vandoorne para tirar o máximo do fim de semana”, emendou. Mais tarde, em entrevista coletiva oficial da F1 em Sakhir, Alonso reiterou. "Eu respeito a decisão. Tentei até o último momento estar apto para a corrida. No fim das contas, a dor é suportável se você não fica pensando muito nisso", disse.
Alonso revelou também que sentiu dificuldades para dormir desde que sofreu o acidente em Melbourne e, no fim das contas, expressou seu lamento por ficar de fora da etapa em Sakhir. “Um pouco decepcionado. Nós queremos correr e somos pilotos competitivos, que amam correr e amam o esporte, então quando você vem aqui e não pode nem mesmo tentar, é sempre triste. Mas é compreensível e eu respeito a decisão. Tentei até o último momento conseguir correr e até mesmo tentar treinar”, declarou.
 
“Os últimos dias foram de algumas dores em casa, mas estava pronto para suportar algum tipo de dor no carro e garantir que eu poderia correr, porque, no fim das contas, a dor é suportável levando em conta a adrenalina em guiar. Mas os médicos pensam que há alguns outros riscos. Eu entendo que é uma gestão de risco, de forma que minimizar tudo é a coisa lógica”, disse, resignado.

Questionado sobre sua participação no GP da China, Alonso ainda não tem as respostas. "Ainda não está 100% (garantida). Teremos um novo exame daqui a dez dias mais ou menos, então a FIA vai avaliar novamente e aí saberemos", afirmou. 

 
A ausência de Alonso é a segunda do espanhol em pouco mais de um ano. Em 2015, Fernando ficou de fora do GP da Austrália após ter sofrido um acidente misterioso na pré-temporada em Barcelona, sendo substituído pelo então reserva da McLaren, o dinamarquês Kevin Magnussen.
 
Vandoorne, por sua vez, vai ter a chance de ouro de fazer sua estreia na F1. O talentoso belga de 23 anos não tinha perspectiva de correr neste ano no Mundial e foi encaminhado para disputar a Super Formula japonesa para se manter em atividade. 
 
Inclusive, Stoffel estava no Japão para testes com a categoria, mas foi chamado com urgência pela McLaren e já está a caminho do Bahrein para assumir o cockpit do MP4-31 neste fim de semana especial para o campeão da GP2 em 2015.
VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.