Alonso é único a marcar tempo em terceiro dia de testes coletivos marcado por clima caótico em Barcelona

Fernando Alonso foi o único responsável por anotar uma volta volta nesta quarta-feira (28), terceiro dia de testes de pré-temporada em Barcelona. Com muita neve, chuva e frio durante a manhã e a tarde, demorou até os últimos minutos para que Alonso cravasse um tempo de mais de 2min. O destaque do dia fica para o boneco de neve da Mercedes e a música do compositor Ricciardo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foram quatro horas de quase nada. O clima, com neve, chuva e frio em Barcelona impediu que os carros recebessem luz verde para ir à pista pela manhã e, na parte da tarde desta quarta-feira (28), pouco apareceram para a baila. Num dos dias menos movimentados já vistos nos testes coletivos de pré-temporada da F1, o destaque ficou mesmo para os gracejos das equipes nos boxes.

 
Sem voltas rápidas anotadas na pista por quase todo o tempo, quem brilhou foi o boneco de neve da Mercedes. A canção de Daniel Ricciardo e a o bem humorado Fernando Alonso no Twitter também se destacaram. O dia, fora isso, foi completamente esquecível por qualquer ponto de vista. 
 
Como houve apenas uma volta rápida, de Alonso nos minutos finais, foi ele quem terminou com a liderança do dia. E o resto dos pilotos ficaram com a última colocação.
Fernando Alonso (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Confira como foi o dia de testes

 
Após a neve nas primeiras horas do dia, uma chuva caiu sobre o Circuito da Catalunha para dissolver o gelo que caíra. O teste foi aberto de fato às 8h (de Brasília), após horas de bandeira vermelha. Mas a movimentação não acompanhou.
 
O primeiro a se arriscar na pista gélida e molhada foi Fernando Alonso, às 9h12 (de Brasília). O bicampeão notou que o asfalto estava encharcado pela constante e forte chuva que persistia. Mesmo com pneus para chuva extrema, apenas tentou uma volta de instalação e regressou aos boxes. 
 
Pouco depois, Daniel Ricciardo e Marcus Ericsson fizeram exatamente o mesmo para Red Bull e Sauber. O australiano tentou voltar à pista mais de uma hora depois, mas rodou e acabou na brita. Brendon Hartley, que tinha aparecido no dia apenas com um trenó, fez uma volta de instalação com a Toro Rosso. Robert Kubica e Ericsson tentaram novamente, mas logo estavam de volta às garagens.
 
Apesar de melhor que pela manhã, quando a temperatura da pista era menor que 1°C, à tarde a seguia mais frio que as equipes gostariam, com cerca de 3°C.
 
Alonso tentou a pista novamente no começo da última hora, novamente com pneus de chuva extrema, mas em velocidade muito baixa e sem marcar tempo. Antes disso, Ferrari e Renault haviam abortado o dia de testes, caminhos que Haas e Force India também decidiram tomar. 
Valtteri Bottas e o boneco de neve da Mercedes fizeram amizade (Foto: Mercedes)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mais até que na pista, Alonso brincou no Twitter com o fato de ser o único a dar volta durante quase uma hora. E até um GIF de desenho ele repetiu quando foi mostrado por um seguidor que Ricciardo também havia dado uma volta. O bom humor foi o que sobrou.

 
O próprio Ricciardo tirou um tempo para cantar sobre os testes coletivos até aqui. "Estamos no rali dos testes de inverno, está frio pra dedéu. Estamos aqui em Barcelona e vamos pegar uma pneumonia", era no que a letra consistia. 
 
No fim das contas, houve ainda uma movimentação: Alonso voltou para a pista com 20 minutos no relógio e cravou uma péssima volta: 2min21s268. E ainda fez a façanha de melhorar para 2min18s545. Como ninguém mais ousou desafiar o relógio, ficou com a ponta da tabela. Para as equipes, resta a expectativa de que o tempo melhore amanhã – apesar de a previsão do tempo apontar chuva.

F1, Barcelona, pré-temporada, Dia 3:

1   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 2:18.545   11
2   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer     2
3   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda     2
4   46 Robert KUBICA POL Williams Mercedes     1
5   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari     1
6   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari     0
7   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes     0
8   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault     0
9   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes     0
10   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari     0
11   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes     0

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.