F1

Alonso elege Ricciardo como melhor piloto do grid da F1 atual e aproveita para cutucar: “Ganhou de Vettel facilmente”

Para o espanhol, o australiano da Red Bull tem êxito em todos os requisitos de um bom piloto, mas, principalmente, soube se impor diante do ex-companheiro alemão há duas temporadas

Warm Up / Redação GP, de São Paulo

A vida sem papas na língua tem rendido grandes frases de Fernando Alonso. Neste fim de semana em Austin, o piloto da McLaren foi questionado pela BBC a respeito da qualidade de seus competidores e quem via como o mais completo piloto da atualidade. Ele mesmo? O atual tricampeão Lewis Hamilton? O provável campeão de 2017 Nico Rosberg? Nada disso.
 
Nem Sebastian Vettel? Ele foi mencionado, sim, mas só como escada para a escolha.
 
“É uma pergunta muito difícil, mas agora eu diria que é (Daniel) Ricciardo pela forma em que está focado. Ele sempre está muito comprometido em tudo que faz. Quando se está na pista, ele não comete erros, e nas manobras de ultrapassagem ele é provavelmente o melhor. Em qualquer manobra, em 99% das vezes consegue o resultado que quer”, declarou.
Fernando Alonso apontou Daniel Ricciardo como o melhor da F1 atual (Foto: McLaren)
O potencial de Ricciardo, segundo Alonso, foi visto principalmente em 2014. Foi aí que o espanhol aproveitou para dar aquela cutucada em um antigo rival de batalhas. “Naquele ano ao lado de Vettel, mostrou um rendimento fenomenal e ficou à frente de Seb em cada item: na condução, no enfoque, nas largadas, nos pit-stops e nas ultrapassagens. Ele ganhou de Vettel facilmente”, disse.
 
Ricciardo venceu o GP da Malásia deste ano e tem feito uma segunda metade de campeonato – pelo menos após as férias da F1 – melhor até que a de Hamilton em termos de pontos. O ‘João Sorrisão’ da categoria já não tem mais chances matemáticas de título – não teria, na prática: tem 212 pontos contra 313 de Rosberg.