Alonso fala em clima de otimismo na McLaren e aposta em GP da Espanha positivo, mas reconhece: “Será difícil”

Na expectativa para correr diante da sua torcida neste fim de semana em Barcelona, Fernando Alonso se mostrou ansioso em poder guiar o MP4-30, que receberá atualizações pontuais para a prova que abre a fase europeia da temporada 2015 do Mundial de F1

Fernando Alonso tem uma motivação a mais para a corrida que abre a fase europeia do Mundial de F1 em 2015. Na expectativa para manter a McLaren em rota ascendente, evoluir a cada prova do Mundial e acelerar o processo de desenvolvimento do MP4-30, o bicampeão do mundo terá a chance de correr diante de sua torcida neste fim de semana na disputa do GP da Espanha, que acontece em Barcelona. O piloto nascido em Oviedo revelou que o clima dentro da McLaren com o trabalho realizado é de otimismo e disse acreditar em um bom trabalho na Catalunha. Mas por outro lado, Alonso entende que as outras equipes também evoluíram durante o espaço de três semanas entre os GPs do Bahrein e Espanha, por isso espera por uma jornada dura no circuito.

“Estou muito feliz por voltar à Europa, ao meu país e competir diante dos torcedores espanhóis. Demos alguns passos em frente nas corridas anteriores e estou com muita vontade de voltar a correr depois de três semanas”, declarou Fernando, que venceu o GP da Espanha em duas oportunidades: em 2006, quando travou duelo com Michael Schumacher, e em 2013, ano em que representou a Ferrari. Esta foi a última vez que Alonso venceu uma corrida na F1, completando em 12 de maio um jejum de dois anos sem triunfar na categoria.

Fernando Alonso destacou o ambiente de otimismo na McLaren, mas crê em GP da Espanha difícil (Foto: Getty Images)

Mas o momento agora é outro e, ao menos por enquanto, não há possibilidade de sonhar com uma nova vitória. O foco de Alonso em conjunto com a McLaren é evoluir no desempenho do MP4-30 para buscar pontos e, de acordo com a Honda, chegar ao pódio ainda em 2015.

“Estamos melhorando corrida a corrida e queremos garantir que vamos manter a consistência. Será difícil, já que as outras equipes também trabalharam duro para evoluir, mas tenho esperança de que o início da temporada europeia será positivo para nós e que continuaremos evoluindo”, disse Fernando, que nutre esperança de pontuar pela primeira vez na temporada já neste fim de semana.

O circuito de Barcelona representa não só o principal palco do automobilismo espanhol e a pista da última vitória de Alonso na F1, mas também foi o local do acidente misterioso na pré-temporada que o tirou da etapa de abertura do campeonato, na Austrália. De volta ao seletivo traçado catalão, Fernando salientou que o principal será encontrar o equilíbrio do chassi para obter um fim de semana bem-sucedido. “Gosto muito deste circuito, é de alta velocidade e coloca à prova a estabilidade do carro, de modo que devemos trabalhar de imediato neste aspecto.”

No geral, ainda que considere a McLaren alguns degraus abaixo em relação às equipes de ponta, Alonso se mostrou satisfeito pelo clima de positividade que reina no time. “Há muito otimismo em toda a equipe e trabalhamos duro para melhorar a cada GP. Ainda que não lutemos para vencer em Barcelona, sei que terei o apoio da torcida, e isso é uma motivação a mais para um fim de semana muito especial. Espero que possamos dar um bom espetáculo”, finalizou.

A HISTÓRIA NA ESPANHA

No próximo fim de semana, Barcelona receberá o 45º GP da Espanha na história da F1 

Trata-se de uma corrida marcada por alguns dos acontecimentos mais impactantes do esporte a motor. A Ferrari é a maior vencedora e detém 12 triunfos em terras ibéricas, enquanto Michael Schumacher — quase sempre ele — lidera o topo da lista dos pilotos que mais vezes chegaram ao topo do pódio. E tem duelos incríveis protagonizados por Ayrton Senna e Nigel Mansell

MUDANÇA DE CARRO 

Enquanto trabalha dia após dia para recolocar a McLaren no caminho das vitórias, Fernando Alonso teve a chance de guiar um carro histórico da escuderia. O bicampeão do mundo completou algumas voltas no circuito de Barcelona, palco do GP da Espanha no próximo domingo, com o mítico McLaren-Honda MP4-4, bólido com o qual Ayrton Senna venceu, em 1988, o primeiro de três títulos mundiais na categoria. O filme publicitário foi apresentado pela TAG Heuer, fabricante de relógios

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.