Alonso fala que Ferrari “não tem carro a ser batido” e que “estratégia estranha” freou Vettel na China

Vencedor do GP da China, Fernando Alonso colocou o carro da Red Bull como o melhor da F1 em 2013 e elogiou as performances de Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen neste início de ano

Depois de três corridas, Fernando Alonso ocupa a terceira posição no Mundial de Pilotos de 2013. O espanhol subiu para essa colocação com a vitória dominante que conquistou no último domingo (14), no GP da China. Entretanto, apesar de estar otimista com relação à performance da F138, ele não acredita que tem em mãos o melhor carro do grid – em sua visão, quem tem essa vantagem são os pilotos da Red Bull.

Atual tricampeã da F1, a Red Bull lidera o campeonato deste ano com o alemão Sebastian Vettel, que somou 52 pontos nas três primeiras corridas, dez a mais que Alonso. E essa quantia deveria ser maior, o ferrarista deixou a entender, nesta quinta-feira (18), no Bahrein, em entrevista coletiva antes do início das atividades de pista da quarta rodada da temporada 2013.

As imagens das grid-girls, as gatas da F1
A volta virtual em Sakhir, palco do GP do Bahrein
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Para sustentar sua tese de que o RB9 é o melhor carro do ano, inclusive em situação de corrida, Alonso comentou a estratégia equivocada usada por Vettel no Q3 do treino classificatório que definiu as posições de largada. Quarto colocado no GP da China, o alemão largou na nona posição, ao passo que a Ferrari de número 3 começou a prova em terceiro lugar.

Alonso aproveitou para elogiar o trabalho de Räikkönen e Hamilton neste início de ano (Foto: Getty Images)

“Não creio que tenhamos o carro a ser batido no momento só porque conseguimos essa única vitória”, declarou o bicampeão do mundo. “Na Austrália, claramente não éramos os mais rápidos, e sofremos um pouco na Malásia. Na China, no que diz respeito ao ritmo de corrida, Sebastian foi o mais rápido em todas as pernas, embora tenha escolhido uma estratégia estranha na classificação”, avaliou Fernando.

Sabendo da força rubrotaurina, Alonso ficou contente por não ter, no pódio, a companhia de Vettel. “É uma boa notícia porque ele, no momento, lidera o campeonato. Eu pensaria o mesmo se fossem Lewis [Hamilton] ou [Mark] Webber, por exemplo, os que lideraram a tabela. Não é porque se trata de Sebastian, é porque ele está no topo!”

O já mencionado Hamilton e o finlandês Kimi Räikkönen receberam elogios de Alonso pelo o que demonstraram até aqui em 2013. A primeira pergunta que foi direcionada ao espanhol na chuvosa manhã barenita foi justamente sobre o fato de quatro campeões mundiais ocuparem as quatro primeiras posições da tabela de pontuação. “Não sei se isso me surpreende, posto que não fazia ideia sobre qual seria a ordem do campeonato depois de três corridas”, afirmou Alonso.

“No momento, as posições do campeonato não são realmente importantes, porém, ao mesmo tempo, não surpreende muito ver Lewis no lugar em que ele se encontra: agora mesmo é um dos melhores do grid e, no ano passado, colocou a McLaren em uma situação competitiva, algo que está fazendo neste ano com a Mercedes. Sabemos que o carro da Red Bull é, provavelente, o mais forte, e que Kimi está fazendo um início fantástico de temporada, pilotando talvez melhor que ninguém”, opinou.

Na mesma entrevista, Alonso mostrou estar aliviado por voltar a vencer no Mundial de F1, encerrando um jejum de 12 corridas, e aproveitou para alfinetar Felipe Massa. Indiretamente, o espanhol atacou o brasileiro, que não vence há 70 corridas na categoria máxima do automobilismo.

Os treinos livres para o GP do Bahrein terão início na manhã desta sexta-feira (18). A primeira sessão está marcada para as 4h (de Brasília), e a segunda, para as 8h. O Grande Prêmio acompanha tudo ao vivo e em tempo real.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.