Alonso nega frustração e prevê “belo duelo” com Vettel, mas pede “pequeno passo” da Ferrari

Terceiro colocado no GP da Coreia do Sul, Fernando Alonso disse que o resultado deste domingo (14) em Yeongam foi bom para a Ferrari e acredita que ainda tem boas chances de conquistar o título

Diante de uma Red Bull avassaladora durante o fim de semana em Yeongam, terminar em terceiro lugar, o ‘melhor do resto’ no GP da Coreia do Sul foi considerado um bom resultado para Fernando Alonso. Entretanto, o espanhol, líder do Mundial desde a vitória no GP da Europa, em junho, foi superado pelo vencedor, Sebastian Vettel, que agora soma 215 pontos, contra 209. É o alemão quem caminha a passos largos rumo ao tricampeonato, que, há algumas corridas, parecia ter como destino certo as mãos de Fernando.

Mas o piloto da Ferrari não evidencia sinais de abatimento pelo revés em Yeongam, muito pelo contrário, acredita que terá um “belo duelo” com o alemão pela taça. “Acho que nós temos de estar felizes com nossa performance hoje”, disse o número 1 de Maranello, que, ressaltou a melhora significativa da Ferrari. “Terminamos em terceiro e quarto, atrás da Red Bull, que, no momento, são difíceis de serem batidas. E nós ultrapassamos a McLaren no Mundial de Construtores, o que é algo que nós não esperávamos dois ou três dias atrás.”

Apesar da situação complicada no Mundial, Alonso não perde a esperança (Foto:Shell/Getty Images)

Um dos fatores que contribuíram para a o crescimento da escuderia italiana na fase final da temporada tem sido, sem dúvidas, a ascensão de Felipe Massa. Em sua melhor fase no campeonato, o brasileiro foi constantemente mais rápido que Alonso, que só não foi ultrapassado pelo seu companheiro de equipe por estar ele, Fernando, na luta pelo título.

Por outro lado, o asturiano reconheceu que a Ferrari precisa evoluir se quiser permanecer na luta pelos títulos, tanto do Mundial de Pilotos como o de Construtores. No campeonato das equipes, a Red Bull segue dominante, com 367 pontos, mas agora a Ferrari soma 290. “Só precisamos dar um último pequeno passo para sermos competitivos como a Red Bull, e serão belas as últimas quatro corridas”, disse o novo vice-líder da temporada, prevendo um fim de temporada empolgante.

Questionado se estava frustrado por ter de correr atrás do prejuízo contra Vettel, Alonso foi categórico. “Isso não é nada novo”, disse. “Os últimos cinco anos da minha carreira foram assim. Estou acostumado com essa situação. Estamos sempre no limite, mas nos sentimos confortáveis assim para tirar o máximo do carro quando nós estamos sob pressão.”

Para reverter o quadro, Fernando disse, de maneira simplista, o que precisa fazer para conquistar o tri. “Nas últimas quatro corridas nós precisamos marcar sete pontos a mais que Sebastian”, argumentou, tentando minimizar a vantagem de Vettel, embora reconheça que terá uma missão duríssima pela frente. “Vai ser difícil, mas temos de acreditar que podemos fazer isso.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.