Alonso prevê equipes no rumo errado com interpretação do novo regulamento técnico da F1 e espera “grid embaralhado”

Fernando Alonso acredita que pode haver uma mudança na ordem de forças da F1 em razão da mudança no regulamento técnico a partir deste ano. A própria McLaren, em 2009, sofreu no começo da temporada e levou um tempo para se recuperar. Mas, desta vez, o espanhol espera que sua equipe interprete da melhor forma as novas regras e leve vantagem

 

Mudanças sensíveis no regulamento técnico costumam mexer na ordem de forças da F1. A mais recente delas aconteceu em 2014, quando entrou em vigor a nova ‘Era Turbo’. A Mercedes, que era coadjuvante no começo da década, época dominada pela Red Bull, se tornou a protagonista e venceu os últimos três títulos mundiais de Pilotos e também de Construtores. A McLaren teve de reconstruir sua jornada e, desde que uniu forças novamente com a Honda, busca reencontrar o caminho das vitórias.

 
Outra mudança importante no regulamento aconteceu em 2009. Da mesma forma, houve uma importante alteração na ordem de forças da F1. Até então, McLaren e Ferrari dominavam o Mundial, mas a Brawn, equipe que era a Honda e fora adquirida por Ross Brawn, deu o ‘pulo do gato’ com o difusor duplo, dominando o Mundial daquele ano. Red Bull e Toyota também cresceram demais, enquanto a Ferrari patinou e a McLaren só se encontrou no segundo semestre de 2009.
 
Fernando Alonso acredita que 2017 vai reservar uma situação muito semelhante. O bicampeão do mundo só torce que, desta vez, a McLaren encontre o rumo certo e possa interpretar da melhor forma o novo regulamento técnico, que prevê carros mais rápidos e com mais downforce, com maior velocidade e aderência, sobretudo nos trechos de curvas.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fernando Alonso espera por mudanças importantes na ordem de forças da F1 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
“Quando há novas regras, você pode ter sorte ou azar. Depende muito de como cada equipe interpreta as regras, depende de como vai ser a filosofia no carro”, comentou o espanhol em entrevista veiculada pela revista britânica ‘Autosport’.
 
“Talvez você escolha ir para um lado e alguém no paddock escolha virar para outro, e aí você percebe, na quarta ou na quinta corrida, que seu pacote aerodinâmico vai para o outro lado porque você começou de forma equivocada. Espero que nós sejamos um daqueles que fazem o trabalho correto desde o começo”, acrescentou.
 
Quanto aos motores, Alonso entende que a Mercedes vai continuar tendo a melhor unidade motriz, mas depositou confiança no trabalho da Honda para encurtar as diferenças para a potência do propulsor alemão.
 
“Vamos dizer que a Mercedes, que tem o motor de maior potência, vai ser difícil de ser alcançada, nós sabemos disso. Não só por nós, mas para todo mundo. Mas eu acho que nós podemos chegar perto o bastante para que possamos lutar. Estou 100% confiante de que vamos alcançar a potência que queremos alcançar. Quanto à aerodinâmica, acho que é mais um ponto de interrogação”, salientou.
 
Na expectativa, Alonso não vê a hora de guiar o novo carro e ver como vai estar a McLaren em relação às outras equipes. A espera é grande para o começo da temporada, marcado para dia 26 de março em Melbourne, na Austrália. 
 
“A mudança nas regras vai embaralhar um pouquinho as coisas. Há o progresso feito pela Honda, o que eu acho que é muito positivo e também me dá confiança para 2017. Estou muito ansioso para o GP da Austrália em março”, finalizou.
 
ECCLESTONE FORA DA F1: DISCUSSÃO QUENTE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.