Alonso recorda trajetória na F1 e admite que cometeu alguns erros: “Sair da McLaren em 2007, por exemplo”

Fernando Alonso fez um rápido balanço sobre sua trajetória na F1. Reconhecendo ter sido sortudo por sempre ter boas oportunidades, admitiu que chegou a cometer alguns erros ao longo dos anos, como ter deixado a McLaren em 2007

Fernando Alonso decidiu comentar sobre sua passagem pela Fórmula 1 e alguns erros que considera ter cometido. O espanhol reconheceu que ter deixado a McLaren após apenas uma temporada, em 2007, foi um deles.
 
O piloto teve uma carreira bastante proveitosa na categoria. Em seus 18 anos, abocanhou 32 vitórias, subiu 98 vezes ao pódio, além de ter conquistado dois títulos e mais três vice-campeonatos.
 
Entretanto, nenhuma carreira é perfeita, e o próprio bicampeão reconheceu isso, apontando os erros que cometeu em sua jornada. “Não olho para trás. Sinto-me muito sortudo, conheço muitos pilotos com muito talento que nunca venceram na F1, que não tiveram a oportunidade que mereciam, inclusive por problemas de dinheiro”, indicou em entrevista ao ‘Corriere Della Sera’.
 
“Poderia ter sido melhor? Claro. Corri para equipes pouco competitivas e cometi alguns erros. Por exemplo, deixar a McLaren em 2007 foi um erro, ou pensar que a Honda poderia competir melhor. Corri com a Ferrari e a Ferrari significa o máximo, mas saí dali e, desde então, nosso caminho é similar, não vencemos quando estávamos juntos, nem o fizemos uma vez separados”, completou.
Fernando Alonso (Foto: Sauber)

Quando a temporada 2019 da F1 tiver seu início, na Austrália, Alonso não vai estar no grid. Mas isso não significa que vai deixar de acompanhar as corridas, deixando claro quem quer seguir mais de perto. “Eu vou acompanhar [Robert] Kubica. Sua história é extraordinária, há poucos meses parecia não ter nenhuma oportunidade”, falou.
 

“Não tem nada a perder e vou acompanhá-lo com interesse. Também vou seguir [Charles] Leclerc na Ferrari. É jovem e inteligente, tem talento. Tenho curiosidade em ver se a fase da Mercedes vai acabar. Sinto que o momento está se aproximando”, seguiu.
 
Por cinco temporadas na Ferrari, até hoje é constantemente questionado sobre assuntos relacionados à equipe de Maranello. Agora, falou um pouco sobre Leclerc e Mick Schumacher, que passou a integrar a Academia de Pilotos. “[Leclerc] Deve combinar caráter com talento”, pontuou.
 
“Tratar de somar pontos para ajudar a equipe. Não deve ter pressa, tem que se manter frio e controlar as emoções. [Schumacher] Deve suportar o peso de um sobrenome e da história deste nome. Deve aprender a caminhar antes de correr. É difícil, eu sei”, apontou.
 
Por fim, Fernando falou sobre a possibilidade de um dia voltar para a F1. “Sempre digo que foi um até mais, não um adeus. Agora tenho novos desafios para encarar, com os instrumentos adequados para vencer, enquanto na F1 não tinha, não davam as condições. Não tenho nada para 2020, mas é certo que vencer um terceiro título seria uma grande alegria”, encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.