Alonso reitera preocupação com McLaren, mas pretende cercar Vettel na "sempre especial" Monza

Fernando Alonso está com um olho no peixe prateado e outro no gato disfarçado de touro em Monza. A preocupação do espanhol é a McLaren e ao mesmo tempo terminar à frente de Sebastian Vettel

► As imagens desta quinta da F1 na Itália

A última corrida europeia da temporada tem um gosto a mais para Fernando Alonso e a Ferrari por estarem diante da fervorosa torcida italiana. Mas se no ano passado, a sensação era de cumprimento de tabela diante do domínio de Sebastian Vettel, a situação é diferente em 2012. O líder do campeonato tem uma preocupação clara. Ou melhor, duas. 

Com a redução de sua vantagem na ponta da tabela para 24 pontos depois do acidente em Spa-Francorchamps, Alonso chega na Itália levemente desconfortável. Se beliscar pódios aqui e ali eram suficientes para ir controlando os adversários, o negócio mudou. "Já não sei dizer", declarou o espanhol nesta quinta-feira (6) quando indagado se poderia ganhar o título sem vencer mais durante o ano. "A McLaren está muito forte neste momento e, se vencerem mais seguidas, a distância pode reduzir, e aí teremos de vencer."

Hamilton e Alonso, os dois: um olha, o outro fala (Foto: Getty Images)

Uma vitória na "sempre especial Monza" parece inesperada, pelas palavras do bicampeão, consciente de que não tem o melhor carro do grid. Até por isso, Alonso tem manifestado claramente sua atenção redobrada à McLaren. São duas vitórias consecutivas e dominantes, uma de Lewis Hamilton na Hungria e outra de Jenson Button na Bélgica — e deve-se considerar o ótimo desempenho dos dois carros na Alemanha.

Mas não é nem Hamilton nem Button que vem atrás de Fernando na classificação. Então é um olho no peixe prateado e outro no gato disfarçado de touro. "Agora, neste final de semana, é Vettel quem está em segundo no campeonato, então temos de terminar à frente dele, assim como tentamos fazer com Webber", disse Alonso.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’, com a jornalista Evelyn Guimarães, o GP da Itália, neste final de semana, em Monza. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.