Alonso se junta a Lauda, Schumacher e Piquet em lista de campeões que se ausentaram de GPs de F1
Fora do GP da Austrália por recomendação médica, Fernando Alonso pela primeira vez se ausentará de um GP no qual sua participação era esperada desde que estreou no Mundial. A lista de campeões que também tiveram que ficar fora inclui os grandes Niki Lauda, Nelson Piquet e Michael Schumacher
O acidente com a McLaren nos testes da pré-temporada neste ano não é mais sério da vida de Fernando Alonso no Mundial — a forte batida no Café em Interlagos em 2003 ainda leva o primeiro lugar —, mas certamente é o de maiores consequências para o espanhol.
Pela primeira vez na carreira, Alonso vai ficar fora de uma corrida na F1. O estranho impacto com o muro interno da curva 3 no dia 22 de fevereiro ainda gera dúvidas, assim como o real estado de saúde do bicampeão. A princípio, a McLaren negou que o piloto tivesse sofrido lesões, mas agora, ao confirmar a ausência do asturiano no GP da Austrália, voltou atrás e disse que Alonso teve uma concussão e que, por recomendação dos médicos para minimizar o risco de novas lesões, Fernando será poupado na prova de abertura de 2015, em Melbourne, no próximo dia 15.
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Na história da F1, outros nomes do porte de Alonso também já tiveram de desfalcar suas equipes em função de acidentes. Talvez o episódio mais impressionante da lista seja o de Niki Lauda, no famoso acidente ocorrido em 1976 durante a etapa de Nürburgring. Ao ficar preso dentro do carro tomado pelo fogo, o austríaco então defendendo a Ferrari teve queimaduras graves e ficou meses internado, perdendo duas provas daquela temporada.
Sim, Lauda voltou para o 13º GP daquele ano, na Itália, e ainda disputou o título com James Hunt até a última corrida.
Outro nome de peso que também teve de se ausentar das pistas por conta de acidente foi o heptacampeão Michael Schumacher. Na etapa da Inglaterra, em Silverstone, em 1999, o então piloto da Ferrari escapou na Stowe e fraturou a perna direita. Naquele ano, Schumacher ficou de fora de seis corridas e retornou apenas em Sepang, na Malásia, no penúltimo GP do campeonato. Nessa prova, cedeu a vitória ao colega Eddie Irvine, que disputava o título com Mika Häkkinen, mas o finlandês da McLaren levou a melhor mesmo assim e faturou o bi no Japão.
Nigel Mansell também integra a lista. O ‘Leão’ Mansell já teve de se ausentar de corridas. Em 1988, defendendo a Williams, o inglês contraiu catapora e se viu forçado a ficar de fora das corridas da Bélgica e da Itália. Na primeira, foi substituído pelo compatriota Martin Brundle, que terminou em sétimo.
Na Itália, com o reserva indisponível, a Williams chamou o francês Jean-Louis Schlesser, que acabou sendo responsável por evitar que a McLaren vencesse todas as corridas daquele campeonato. No penúltimo giro, o líder Ayrton Senna o alcançou e se preparava para dar mais uma volta no lento gaulês. O brasileiro se afobou, o francês se atrapalhou, e o resultado foi que eles se chocaram. Senna rodou e abandonou, abrindo caminho para a dobradinha da Ferrari com austríaco Gerhard Berger e o italiano Michele Alboreto. Aos 40 anos, Schlesser se transformou assim em personagem marcante de sua única corrida na F1.
Também é possível colocar nessa conta o acidente forte de Felipe Massa durante o treino classificatório do GP da Hungria de 2009, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello escapou e atingiu a cabeça do brasileiro da Ferrari. Massa ficou uma semana internado em Budapeste e perdeu o restante daquele campeonato.
Mais recentemente, Kimi Räikkönen também ficou de fora das duas corridas finais da temporada 2013 da F1, enquanto ainda era piloto da Lotus. O finlandês, que havia acabado de assinar com a Ferrari para o ano seguinte, foi submetido a uma cirurgia nas costas e perdeu das duas últimas etapas, em Austin e em Interlagos, naquele ano.
Todos esperavam que a Mercedes se mostrasse rápida nos testes coletivos da pré-temporada, e talvez o time esteja mais rápido do que se acreditava. Quanto mais rápido, só mesmo esperando duas semanas até o GP da Austrália, em Melbourne, quando terá início a grande batalha: ‘Lewis vs. Nico — parte 2’. A F1 pode se preparar para mais um ano de domínio das Flechas Prateadas. A Mercedes tem tudo para vencer a maior parte das corridas com sobras e faturar, assim, os campeonatos de Pilotos e Construtores.
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